BE pede mais apoio para alunos estrangeiros a estudar em Braga

O Bloco de Esquerda alerta para a necessidade de haver mais professores de inglês e de português língua não materna na EB 2/3 Frei Caetano Brandão. Alexandra Vieira, candidata à Câmara Municipal de Braga, e António Lima, candidato à Assembleia Municipal, reuniram esta sexta-feira com a direção do Agrupamento de Escolas de Maximinos.
Dos cerca de 500 alunos que frequentam a escola básica, praticamente metade são estrangeiros, originários de 30 países e falam um total de 14 línguas. Atendendo a que “muitos não sabem português nem inglês”, Alexandra Vieira considera que as “respostas atuais podem não ser suficientes”, defendendo, além da contratação de mais docentes, a redução do número de alunos por turma.
Cada vez há mais estudantes na EB 2/3 Frei Caetano Brandão, recebendo-os através de programas de ajuda humanitária, e, por isso, a bloquista, que é também deputada na Assembleia da República, reitera a importância de haver uma requalificação do estabelecimento educativo.
A somar ao facto de estar “praticamente lotado”, em termos de estudantes, Alexandra Vieira chama a atenção para a falta de condições dos balneários e dos recintos desportivos ao ar livre. “O isolamento térmico continua a ser também uma preocupação para o diretor da escola, que está a fazer todos os esforços para que existam obras nesse edifício”, refere.
