BE considera linhas vermelhas para bicicletas “muito perigosas”

O Bloco de Esquerda considera as recentes linhas vermelhas criadas para a circulação de bicicletas na cidade de Braga “muito perigosas”. Ao final da manhã, Alexandra Vieira, candidata do Bloco à presidência da Câmara Municipal de Braga, realizou, em conjunto com a Bragaciclável, um trajeto utilizando a bicicleta como meio de transporte, desde o Hotel Turismo até à rotunda de S. João, no âmbito do Dia Europeu sem Carros.

Ouvida pela Universitária, Alexandra Vieira considera “estranho” que esta iniciativa tenha acontecido a um mês das eleições autárquicas. Para a bloquista estas vias são insuficientes e perigosas, visto que não foram criadas condições para garantir a segurança dos seus utilizadores.

O Bloco de Esquerda propõe medidas para o abrandamento do trânsito automóvel, criação de corredores de circulação para os TUB e em circuito e criação de ciclovias dedicadas em exclusivo à bicicleta.

Recorde-se que o partido defende também a gratuitidade dos TUB, assim como mais horários.


Em Braga, o custo da sinistralidade rodoviária é de cerca de 33 milhões de euros. O dado é referente a 2015 e integra o Estudo nacional do custo económico e social dos acidentes de viação em Portugal. Alexandra Vieira considera “inacreditável” que o executivo liderado por Ricardo Rio não reconheça este problema.

O caso da Avenida Júlio Fragata é, neste momento o mais gritante, uma vez que foi criado “um verdadeiro autódromo no centro da cidade”.

Para o Bloco de Esquerda a cidade tem de ser pensada primeiro para os peões, bicicleta, transportes públicos e só depois para o automóvel.

Em relação ao Nó de Infias, a candidata “não concorda de todo com o projeto previsto” pela atual maioria. Além da criação de um parque de estacionamento na zona da Confeiteira, os bloquistas propõem uma via para transportes coletivos e uma ciclovia.

“Os estudos demonstram há várias décadas que quanto mais fácil for entrar na cidade de automóvel, mais veículos entram na cidade”, defende Alexandra Vieira. Desta forma, Alexandra Vieira frisa que a solução para reduzir o número de automóveis que entram e saem de Braga não é o BRT – Bus Rapid Transit.

Em suma, a candidata do Bloco de Esquerda avança que na reunião desta terça-feira com o administrador dos TUB, o partido ficou a saber que “uma linha muito recente criada entre o Nova Arcada e o Centro Comercial Minho Center, é das mais utilizadas”. Isto porque são muitos os cidadãos que optam por deixar os seus carros nos parques de estacionamento gratuitos destas superfícies comerciais e deslocam-se, posteriormente, quer de transportes públicos quer num único automóvel, ou seja, num sistema de partilha de veículo próprio.

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Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

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