BE alerta para degradação e abandono do Estádio 1º de Maio

O Bloco de Esquerda (BE) alertou para o estado de abandono e degradação do Estádio 1º de Maio.
Esta sexta-feira, Alexandra Vieira, deputada na Assembleia da República, José Alfredo Ribeiro, membro da Assembleia da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, e Jorge Vilela, da Comissão Coordenadora Concelhia de Braga do BE visitaram o exterior do imóvel que, desde 2012, é um monumento de interesse público.
Esta semana, os bloquistas endereçaram uma pergunta à Ministra da Cultura com o intuito de perceber se o ministério tem conhecimento do atual estado do Estádio 1º de Maio.
Em declarações aos jornalistas, a deputada Alexandra Vieira advertiu para a urgência de requalificar a estrutura que apresenta problemas estruturais como “infiltrações um pouco por todo o lado”, mas especialmente na bancada nascente. Neste momento, existem zonas que se encontram vedadas ao público, visto que não oferecem condições de segurança.
Com a bancada nascente restrita, José Alfredo Ribeiro, membro da Assembleia da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, lança a questão em relação aos balneários destinados aos atletas de atletismo que atualmente estão a utilizar as infraestruturas da piscina. “Com a abertura ao público ficamos sem condições”, afirma.
Outra das problemáticas referidas está relacionada com a degradação e vandalização dos painéis escultóricos de bronze, de autoria de Barata Feyo, que ornamentam a entrada do estádio. Na ótica da deputada é premente, devido ao seu valor, que sejam intervencionados.
A deputada na Assembleia da República, acusa o Município, proprietário do estádio, liderado por Ricardo Rio de falta de “sensibilidade, preocupação e cuidado” para com o monumento.
Recorde-se que a 29 de Agosto de 2020, um camião destruiu o pórtico do estádio. Na altura o Município de Braga garantiu que a reposição seria feita “tão breve quanto possível”, mas até ao dia de hoje nada foi feito.
