BE alerta para a importância de diminuir o lixo indiferenciado

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Braga considera que os ecopontos devem acompanhar sempre os contentores no processo de armazenamento e recolha de resíduos. A ideia foi vincada esta quinta-feira por Alexandra Vieira, na sequência da visita à Braval.
O facto de os contentores “recolherem muito lixo indiferenciado” tem “sobrecarregado” o ecoparque, de acordo com o retrato feito pela bloquista. Acrescenta também que é preciso promover políticas públicas que sensibilizem as pessoas para a separação do lixo doméstico.
Além de ter reunido com a adminstração da Braval, Alexandra Vieira esteve com os responsáveis da Agere, empresa municipal bracarense que detém 79% do ecoparque. A taxa de gestão de resíduos foi um dos pontos em discussão.
Para a candidata do Bloco de Esquerda, essa tarifa é “necessária”, mas “deve haver um limite de esforço”. “Não podemos passar a taxa para 15 euros e aplicá-la de forma indiferenciada. Isso vai onerar muito uma família de baixos rendimentos”, argumenta.
