BE acusa CMB de avançar com uma “solução de recurso” na central

O grupo municipal do Bloco de Esquerda (BE) acusa a Câmara de Braga de estar a “prejudicar os munícipes” com o projeto que prevê a construção de apartamentos no edifício da Central de Camionagem. Nesse sentido, os bloquistas enviaram uma série de questões ao município.

Recorde-se que a antiga central de camionagem de Braga, agora designada Centro Coordenador de Transportes, pode vir a ter apartamentos em pisos superiores. É o modelo encontrado pelo município de Braga para financiar a intervenção profunda que se pretende para o equipamento que é gerido pelo município de Braga desde 2021.

Jorge Vilela acusa o executivo liderado por Ricardo rio de avançar com uma “solução de recurso, desligada das boas práticas em urbanismo”. “Este projeto carece de uma visão global. Entendemos que uma cidade que pensa urbanisticamente, a médio e longo prazo, deverá ter uma visão implementada nas decisões”, disse o bloquista em entrevista à RUM.

A requalificação, orçada em mais de quatro milhões de euros, força o município a lançar uma parceria público-privada (PPP) para a construção de um bloco de apartamentos no cimo do próprio edifício.

O Bloco de Esquerda pretende “perceber a natureza do acordo e as contrapartidas incluídas”.

“Há algumas PPP das quais não temos boa memória. Queremos saber se lesa os munícipes, como acreditamos que sim. Falamos de uma área que contempla já um elevado número de habitações, onde não há espaços verdes, que carece de zonas de estacionamento seguras e de um desenho urbano, que se quer natural e equilibrado, e isso não acontece nessa zona”, apontou Jorge Vilela.


O grupo municipal do BE pretende ainda saber “quantos pisos estão previstos, que garantias dá a Câmara, ou seja, se o projeto avançar quais são estudos efetuados, e qual o número que a Câmara pretende colocar de apartamentos a custos controlados no mercado”. “Em Portugal, o parque habitacional público tem uma percentagem inferior aos países europeus, cerca de 4%, este número deveria ser maior e o município tem uma responsabilidade acrescida”, afirmou o bloquista. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv