Bastonária pede reforço de psicólogos na ULS Braga

A Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, alerta para a necessidade de reforçar o número de psicólogos na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga.
A responsável esteve em Braga, a propósito da iniciativa OPP +Próxima, organizada pela Delegação Regional do Norte, e frisou que os “nove psicólogos no Hospital e 12 nos Cuidados de Saúde Primários” é um número “manifestamente insuficiente para as necessidades do território”.
Sofia Ramalho adiantou ainda que, depois de uma reunião com o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Almeida, ficou a saber que “os planos de organização dos serviços e contratações das ULS estavam já na posse da Ministra da Saúde para homologação e devem sair para breve”. “É importante que o reforço de psicólogos comece o quanto antes. E sabemos que este é apenas um começo, não vai resolver as necessidades existentes no SNS”, acrescentou a Bastonária.
Em comunicado, a OPP sublinha que “o trabalho que os psicólogos devem fazer na prevenção, para evitar que as pessoas cheguem a situações clínicas mais graves”. Além disso, Sofia Ramalho alerta para as situações de precariedade, dependência de financiamentos e falta de continuidade nas intervenções que estes profissionais enfrentam. “Há situações de enorme precariedade, projetos que dependem de financiamentos e intervenções que, por isso, podem ser interrompidas. É importante que seja garantida a continuidade das intervenções e que os Psicólogos vejam o seu trabalho reconhecido pelas estruturas para as quais trabalham, seja um centro de saúde, uma escola, uma instituição social ou uma Organização Não Governamental”, finalizou.
