Bastonária pede reforço de psicólogos na ULS Braga

A Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, alerta para a necessidade de reforçar o número de psicólogos na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga.

A responsável esteve em Braga, a propósito da iniciativa OPP +Próxima, organizada pela Delegação Regional do Norte, e frisou que os “nove psicólogos no Hospital e 12 nos Cuidados de Saúde Primários” é um número “manifestamente insuficiente para as necessidades do território”.

Sofia Ramalho adiantou ainda que, depois de uma reunião com o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Almeida, ficou a saber que “os planos de organização dos serviços e contratações das ULS estavam já na posse da Ministra da Saúde para homologação e devem sair para breve”. “É importante que o reforço de psicólogos comece o quanto antes. E sabemos que este é apenas um começo, não vai resolver as necessidades existentes no SNS”, acrescentou a Bastonária.

Em comunicado, a OPP sublinha que “o trabalho que os psicólogos devem fazer na prevenção, para evitar que as pessoas cheguem a situações clínicas mais graves”. Além disso, Sofia Ramalho alerta para as situações de precariedade, dependência de financiamentos e falta de continuidade nas intervenções que estes profissionais enfrentam. “Há situações de enorme precariedade, projetos que dependem de financiamentos e intervenções que, por isso, podem ser interrompidas. É importante que seja garantida a continuidade das intervenções e que os Psicólogos vejam o seu trabalho reconhecido pelas estruturas para as quais trabalham, seja um centro de saúde, uma escola, uma instituição social ou uma Organização Não Governamental”, finalizou. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv