Barreto “estranha” candidatura de Ricardo Costa à Federação Distrital

Confiante na reeleição para a presidência da Federação Distrital do Partido Socialista, Joaquim Barreto afirma que vai a votos depois de múltiplos apelos de militantes, simpatizantes e autarcas. Com a mensagem “Primeiro o Distrito, Primeiro o Partido!”, o candidato fala numa equipa que se propõe a “continuar o processo de unidade do PS”.


A corrida será pelo menos a dois, uma vez que Ricardo Costa, vereador do PS em Guimarães, se apresenta também a votos, apostado em trazer ideias novas para a Federação.


Esta terça-feira, ouvido pela RUM horas depois de apresentar a sua candidatura publicamente, Joaquim Barreto admitiu estranhar a candidatura de Ricardo Costa em 2020. Recordando que em Agosto de 2019 disse a várias pessoas do partido, “entre elas o actual candidato” que “não estaria amarrado ao poder”. “Na altura, Ricardo Costa não se manifestou. Não deixa de ser estranho, mas os actos ficam para quem os pratica. O mais importante para mim é a palavra dada e a palavra que eu quero honrar”, sublinhou.

O actual presidente da Federação assinala, entre as vitórias do último mandato, os “bons resultados do PS no distrito para as eleições europeias e legislativas”, mas também a “colaboração de proximidade com as estruturas concelhias e a abertura da Federação à sociedade civil”.

JOAQUIM BARRETO É APOIADO POR 11 DAS 14 COMISSÕES POLÍTICAS CONCELHIAS

Joaquim Barreto vinca que está é uma candidatura de valores e de compromissos. Prometendo um trabalho “com proximidade, lealdade, dedicação e seriedade”, o socialista sustenta que a recandidatura à Federação Distrital “assenta nas boas práticas e na experiência”. Defendendo uma “renovação sustentada” na Federação, Joaquim Barreto considera que só com uma estratégia com estes valores será possível alcançar um futuro promissor para o território. O antigo autarca de Cabeceiras de Basto afirma que vai a votos “com espírito de missão e de bem servir a causa pública”.

De 14 comissões políticas concelhias, Joaquim Barreto assegura que tem o apoio de onze, um número que “comprova a satisfação” dos militantes socialistas com o trabalho realizado nestes dois últimos mandatos. Ricardo Costa é vereador do Partido Socialista em Guimarães, mas no seu concelho deixou escapar um apoio que é sublinhado por Joaquim Barreto. “Temos o forte apoio do presidente da concelhia de Guimarães e de autarcas, vereadores, membros da assembleia municipal e presidentes de junta”, atirou, referindo-se a Luís Soares, deputado na Assembleia da República tal como Joaquim Barreto.

O acto eleitoral decorrerá em Março ou Abril. Até lá, Joaquim Barreto apela a uma campanha “com normalidade, com respeito democrático, em que se apresentem ideias e propostas que fortaleçam o partido”.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv