“Barómetro da Bicicleta” quer fazer uma radiografia da mobilidade em Portugal

Fazer uma radiografia do uso da bicicleta a nível nacional. Este é o objetivo do ´Barómetro da Bicicleta`. Um inquérito de apenas 5 minutos, lançado pela Braga Ciclável, Cicla Aveiro, Faro a Pedalar e Coimbra a Pedalar com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que pretende perceber o que gostariam os portugueses de mudar nas suas cidades, de modo a melhorar a circulação quer seja por automóvel, bicicleta ou transportes públicos.
A RUM conversou com o presidente da Braga Ciclável, Mário Meireles, que considera que existe pouca informação, a nível nacional, sobre os hábitos de mobilidade dos portugueses. “Temos os censos e alguns inquéritos que se limitam a Lisboa e Porto, mas não temos uma visão sobre a realidade nacional que permita perceber como as coisas estão a evoluir”, adianta.
A ideia é fazer uma análise aos meios de transporte que estão a ser utilizados pelos portugueses, o porquê de optarem por essa resposta e identificar problemas em todos os municípios, de modo a sugerir soluções que já estão a ser implementadas na Europa.
De frisar que este não é um inquérito apenas para utilizadores ou não de bicicletas, mas sim para todos os cidadãos que se deslocam, quer por motivos profissionais, lazer ou desporto, no seu dia-a-dia.
A ideia é que este inquérito seja anual para comparar a evolução de ano para ano e contribuir com dados para que a mobilidade em Portugal possa melhorar. Em cima da mesa está a possibilidade de trabalhar com universidades para um tratamento dos dados de forma mais científica.
O ´Barómetro da Bicicleta` está disponível nas redes sociais da Braga Ciclável e dos parceiros até ao final de outubro.
