Barcelos torna-se palco da robótica durante três dias

Com a organização a cargo da Escola Secundária de Barcelinhos, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Robótica, o festival conjuga ciência, inovação, educação e competição.
Palavras de Mário Constantino Lopes e Rui Baptista a propósito da 26ª edição do Festival Nacional de Robótica:

Entre 23 e 25 de abril, Barcelos acolhe a 26ª edição do ‘Festival Nacional de Robótica’ assumindo-se como um “pólo de educação dedicado à robótica, à tecnologia e à inovação”. Durante os três dias, estão previstos participar mais de uma centena de participantes.

A expectativa foi partilhada por Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, esta segunda-feira, durante a apresentação do festival considerado “o maior evento de robótica em Portugal”.

Para o autarca, a organização deste evento constitui não só a afirmação do concelho como um “centro aglutinador de educação na área da robótica, na tecnologia e na inovação” mas como um pólo de atração para jovens entusiastas destas áreas.

Mário Constantino Lopes sublinhou ainda que “o evento contribuirá para a dinamização do concelho, reforçando a sua atratividade, também do ponto de vista turístico, através da associação do conhecimento e da inovação às valências naturais do território”.

Com a organização a cargo da Escola Secundária de Barcelinhos, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Robótica, o festival conjuga ciência, inovação, educação e competição num espaço que receberá “equipas de vários países e as maiores universidades portuguesas, investigadores e estudantes”, diz Rui Baptista, coordenador da Comissão de Organização Local.

O responsável espera que, para além de um festival de tecnologia, o evento “deixe a sua marca no percurso educativo dos jovens”.

“Este tipo de iniciativas ajuda os jovens a ver o que é que está por trás da tecnologia que usam e serem capazes de interagir com ela. Assim, três dias de evento representam uma aprendizagem enorme que se pode comparar a meses ou anos de estudo”

O evento inclui a última fase do apuramento para a competição mundial RoboCup.

Apesar disso, este é um evento que o presidente espera que seja “uma experiência que vai além da simples competição”. E, na verdade, não faltam oportunidades para partilhar experiências e conhecimento.

Associada ao festival, realiza-se, nos dias 22 e 23 de abril, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), mais uma edição da conferência internacional ‘ICARSC – IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions’.

A conferência deste ano é organizada por um consórcio de instituições portuguesas, tendo a Sociedade Portuguesa de Robótica como promotora central, em colaboração com as universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, os politécnicos de Bragança, Tomar e o IPCA.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv