Banco de Móveis Solidário transforma o “lixo” de uns no tesouro de outros

“Os móveis que não precisa podem ser valiosos para alguém”. Este é o mote da nova campanha do Banco de Móveis Solidário. A iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão surgiu em 2013 e desde essa data já foram recolhidas mais de 2 mil peças que acabaram por tornar 300 famílias carenciadas mais felizes.
Em 2019, de acordo com o responsável pela Acção Social no Município de Famalicão, o projecto de solidariedade social angariou cerca de 200 móveis. Com a pandemia de Covid-19 tanto “a procura como as doações diminuíram”. No entanto, a autarquia tem conseguido, através de produtos em stock guardados no Lago Discount, fazer face às necessidades.
Em Setembro, o Banco de Móveis Solidário ambiciona dar um novo passo para potenciar ainda mais as ajudas. Em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Vila Nova de Famalicão, será criado um departamento dedicado ao restauro de móveis.
Ademar Carvalho explica que, por vezes, algumas pessoas pretendem doar móveis com “problemas”, situações em que um pequeno conserto basta para dar uma nova vida às peças. Trata-se de “uma forma de potenciar o voluntariado e, ao mesmo tempo, aproveitar uma peça que iria acabar no lixo”.
O mobiliário recolhido pelos serviços da Câmara é direccionado para famílias carenciadas que integram a Rede Social de Famalicão.
Mobiliário para salas ou quartos, assim como mesas e cadeiras são alguns dos exemplos que podem ser encaminhados para esta iniciativa. O responsável confessa que a procura de mobiliário de cozinha é elevado, mas a oferta é reduzida visto que são peças sujeitas a “grande desgaste”. O projecto também aceita a doação de electrodomésticos.
Para agendar a doação ao Banco de Móveis Solidário basta contactar os Serviços de Acção Social da autarquia através do número 252 320 940 ou do email bancodemoveis@famalicao.pt. O projeto aceita doações oriundas de outros concelhos durante todo o ano.
