Banco Alimentar de Braga recolheu quase 137 toneladas de alimentos

A mais recente Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, realizada este fim de semana, angariou 136,79 toneladas de bens alimentares. A ação decorreu em 110 superfícies comerciais do distrito e contou com o envolvimento de cerca de 3.250 voluntários.
Os alimentos recolhidos serão distribuídos por Instituições de Solidariedade Social previamente acompanhadas pelo Banco Alimentar de Braga, que apoia atualmente 43.272 pessoas através de 268 instituições. Só até abril de 2025, foram distribuídos quase 800 mil quilos de alimentos.
Em comunicado, a instituição afirma que o distrito respondeu “com grande generosidade a estes apelos, com a doação de bens alimentares e de tempo, num período especialmente difícil” e agradece aos “doadores dos alimentos e voluntários que colaboraram na recolha, transporte, triagem e armazenamento dos produtos doados pelos cidadãos” e ainda aos “vários beneméritos, particulares, empresas e instituições/entidades que, ao longo de todo ano, tornam possível, com a doação de bens e serviços, o funcionamento do Banco Alimentar de Braga”.
A nível nacional, a campanha deste fim de semana recolheu 1.878 toneladas de alimentos em mais de 2.000 supermercados, com o envolvimento de cerca de 40 mil voluntários. Os produtos serão distribuídos nas próximas semanas por 2.300 instituições, que apoiam cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares, através de cabazes ou refeições confecionadas. Este valor representa um crescimento de 6,4% face à campanha de 2024.
A campanha continua até 8 de junho, com doações possíveis através da plataforma online Alimente Esta Ideia e da iniciativa “Ajuda Vale”, disponível nas lojas das principais cadeias de supermercados.
