Bairro de Mataduços em ‘COMvivência’ este sábado em Guimarães

A iniciativa ‘Conversas no Bairro’ chega este sábado ao bairro de Mataduços, em Guimarães. Para esta sessão, a programação desenvolve-se em torno da relação da comunidade com as plantas e os espaços verdes.
Entre as atividades desenvolvidas pela Associação Paisagem Periférica, estão oficinas, consultas poéticas, performance e tertúlia, entre 9h30 e 19h30. Aos microfones da RUM, o docente de licenciatura em Teatro na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, Tiago Porteiro, que organiza a iniciativa, sublinha que o ‘Conversas no Bairro de Mataduços’ está centrado na particularidade do local de possuir “telhões de terra associados a cada um dos forros das moradias” e pretende “estimular os moradores que cultivam”.
O local foi escolhido, por possuir um projeto que busca melhorar o bem-estar de pessoas que vivem nesta habitação social, acrescenta Tiago Porteiro, onde “habitam pessoas com algumas vulnerabilidades sociais”, mas “também com muitos desejos e com muitas outras competências que vale a pena valorizar”.
‘COMvivência(s)’ é desenvolvido em parceria com moradores de dois bairros sociais de Guimarães e estudantes da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Através da prática teatral, procura-se exercitar o cuidado como uma experiência coletiva, com o desenvolvimento de “outras atividades paralelas e complementares”.
Tiago Porteiro espera que seja “um encontro interessante, aliciante, convivial e também de aprendizagem e de reflexão conjunta”. “É um bairro acolhedor, são pessoas muito gentis e que gostariam também de conviver e de confraternizar”, conclui.
