“Autocarro estava a cumprir escrupulosamente os limites impostos”

“O autocarro estava a cumprir escrupulosamente os limites impostos pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Governo”. A garantia é do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que em declarações à RUM frisa que a polémica instalada com a circulação de uma fotografia, divulgada esta terça-feira na rede social Facebook, é “disparatada”.
O edil recorda que segundo as normas impostas pela DGS e pelo Executivo central, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) só devem andar com “dois terços da sua capacidade”, o que equivale, contabilizando lugares sentados e em pé, a 56 pessoas. “Número que não corresponde à quantidade de pessoas ilustrado na fotografia”, refere. Ricardo Rio acrescenta que “as pessoas não podem pensar que a lógica do distanciamento social passa por ter um autocarro com 10 pessoas”.
À universitária, o autarca bracarense realça que a maioria dos cidadãos na imagem está a utilizar um equipamento de protecção individual, desvalorizando assim a proximidade das pessoas no interior do autocarro da empresa municipal.
Neste momento, a afluência aos TUB continua “abaixo da média”, e por esse motivo, na óptica do edil, não é necessário o reforço das linhas. “Não faz sentido ter dois ou três autocarros para diluir aquilo que é a carga de cada um deles, sendo que estão a respeitar as regras impostas. Se a procura excedesse o limite, a resposta seria diferente”, declara.
Na próxima segunda-feira, 18 de Maio, os TUB vão retomar os horários normais, deixando assim de operar em horários reduzidos de fim-de-semana.
Recorde-se que a publicação foi feita pelo presidente da Juventude Socialista, Diogo Cunha, na rede social Facebook. O líder da JS deixou duras críticas à gestão das Empresas Municipais pela Câmara Municipal de Braga. Pode ler-se que não foram criadas as normativas “adequadas para a utilização dos autocarros”.
