Autárquicas 2021. “Não tenho dúvidas na vitória de Ricardo Rio”

João Granja está de volta à presidência da concelhia social democrata em Braga.

O novo presidente da concelhia do PSD de Braga, João Granja espera um resultado da coligação Juntos por Braga, nas autárquicas de 2021, “ainda melhor” do que o obtido em 2017.


Na noite desta terça-feira, em entrevista ao programa Campus Verbal, na RUM, João Granja, eleito na passada sexta-feira para a presidência da concelhia, abriu a porta ao Iniciativa Liberal e ao Aliança, e manifestou-se convicto numa vitória esclarecedora de Ricardo Rio pelo terceiro mandato consecutivo. 

“Não tenho dúvidas”, respondeu taxativamente quando questionado sobre o resultado da coligação em 2021. Reconhecendo que vai ser “um trabalho desafiante”, o social democrata refere que é, por essa razão, “motivador”. “Temos um objectivo de crescimento em todas as frentes. Não ignoro que o poder gera erosão, há sempre aspectos da governação que podem e devem ser melhorados. Há críticas que fazem sentido, medidas que muitas vezes são incompreendidas ou que podem ser corrigidas e isto, por vezes, tem reflexos eleitorais. Há muito trabalho para desenvolver, mas julgo que vamos ter um resultado ainda melhor do que o das anteriores eleições”, afirmou. Recorde-se que em 2017 a coligação reforçou a sua presença no executivo municipal e elegeu sete vereadores, sobrando três lugares na vereação para o Partido Socialista e um lugar para a CDU.

A menos de um ano das eleições autárquicas ainda não são conhecidos rostos opositores, uma matéria analisada com alguma surpresa pelo próprio social democrata que diz não entender como é que um partido com a dimensão do PS ainda não se decidiu. 

“Se me imaginasse do lado de lá, nesta altura estaria preocupado. O primeiro grande desafio de uma estrutura partidária que pretende ganhar uma Câmara Municipal é ter um candidato que as pessoas conheçam, que conheçam a sua capacidade de trabalho e de constituir uma equipa que seja geradora de um movimento ganhador”, responde quando questionado pela RUM sobre esta matéria.

A coligação de direita em 2021 é certa e deve agregar mais partidos além do CDS-PP e PPM. Granja afasta a ideia de que seja um sinal “de necessidade” e prefere falar numa “abertura” ao Iniciativa Liberal e ao Aliança.

“É um sinal de abertura como temos feito com bom resultado. Se houver movimentos que tenham pessoas interessadas e propostas, acho que devemos abrir a porta a essas pessoas, desde que as suas ideias sejam programaticamente compatíveis e com acréscimo de valor para esta coligação”, adianta.

Referindo que há portas abertas “para muito boa gente”, incluindo movimentos independentes, Granja assume contactos regulares com o Aliança e perspectiva o mesmo caminho com o Iniciativa Liberal.

Quanto ao Chega, o presidente eleito do PSD Braga deixa clara a sua posição. “Não há compatibilidade programática com o PSD e não se lhe é conhecida mais-valia em termos autárquicos e concelhios”, sublinha, acrescentando que “não há qualquer interesse nessa inclusão”.


Se Ricardo Rio vencer em 2021 será o último mandato na gestão municipal. Dizendo que é ainda muito cedo para preparar a sucessão, o social democrata afirma que Rio “vai ser presidente até ao último dia”, mas assume que o partido “está atento, tem experiência que baste e em conjugação de vontades saberá encontrar a melhor solução quando chegar a hora desses assuntos”.

A entrevista completa a João Granja pode entretanto ser ouvida em podcast

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio Aurora - A Outra Voz
NO AR Rádio Aurora - A Outra Voz A seguir: Cá Estamos às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv