Autarca de Lamas reivindica obras no JI e criação de uma pista de BTT

A primeira pedra foi colocada em Novembro, mas o mau tempo só permitiu que o Lar de Idosos de Lamas começasse agora a ganhar forma. A obra arrancou esta quarta-feira, dia em que o executivo liderado por Ricardo Rio visitou a freguesia. O equipamento resulta de um investimento privado, que ascende a “um milhão de euros”, vai criar “17 postos de trabalho directos”, estando ainda previstos cerca de seis indirectos, e acolher “39 utentes”. Esta foi de resto umas das condições da Junta de Freguesia para o avanço do empreendimento, já que o presidente, João Alves, considera “muito bom para a freguesia”, que os postos abranjam “pessoas de Lamas”. 


O presidente da Câmara Municipal de Braga registou algumas das reivindicações apontadas por João Alves, com a prioridade apontada ao Jardim de Infância da freguesia, criado em 2005, que apresenta sinais do tempo, nomeadamente “humidade, frio e infiltrações”. “É urgente a reparação”, frisou o presidente da Junta. Na resposta o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio deixou a certeza de que a situação está “sinalizada” e deverá “avançar em breve, porventura ainda no decorrer deste ano lectivo”. “Há questões técnicas que não avaliamos por completo e portanto admito que possamos fazer uma intervenção mais faseada, resolvendo inicialmente problemas prementes e, depois, do ponto de vista mais estrutural, ver o que podemos fazer”, fez saber o autarca.

João Alves propôs ainda a criação de uma pista de BTT e uma área de lazer na Bouça do Paço, junto ao parque desportivo. “É um excelente desafio. Estamos a falar de um loteamento desenvolvido pela Junta, com terrenos sobrantes que serão afectos a equipamentos e espaços verdes. Trata-se de um projecto diferenciador, já que não temos uma pista estruturada e há cada vez mais prática de BTT e modalidade similares. O local é aprazível e é algo que não deixaremos de explorar num futuro próximo, já que se trata de um projecto para todo o concelho e até para fora”, garantiu Rio.

Executivo investiu “300 mil euros” em Lamas desde o início do mandato

Outra das preocupações do autarca local vai para o rio Ledo, que atravessa Lamas e as freguesias vizinhas. Em momentos de chuva intensa, a água transborda e cria problemas de circulação junto à ponte. Embora não seja uma questão da responsabilidade da autarquia, João Alves, que já comunicou o problema ao Ministério do Ambiente e à Agência Portuguesa do Ambiente, reconhece o esforço da Câmara para ajudar a “resolver a questão, a partir Santo Estêvão do Penso, que tem o mesmo problema da ponte”. “É uma zona de passagem de muitos veículos para ligação a outros pontos e a água passa por cima, a uma altura considerável, e os carros ficam presos”, descreveu o autarca local.

Desde o inicio do mandato, o executivo já investiu “300 mil euros” na freguesia, verba a que se somam “120 mil” do primeiro mandato da coligação Juntos por Braga. “A Câmara está muito disponível para continuar a ajudar a freguesia de Lamas. Foram requalificados equipamentos que servem toda esta região, como é o caso da piscina e do parque desportivo”, lembrou Rio.

Alargamento de ruas, nomeadamente da Rua de Sandins, problemas relacionados com o estacionamento e requalificação de passeios foram outras questões apontadas pelo presidente da Junta de Freguesia.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv