Autarca de Guimarães reúne com ministro para garantir 200ME para ligação BRT 

A dois meses das eleições autárquicas não é consensual a proposta de uma nova ligação rodoviária entre Guimarães e a estação da Linha de Alta Velocidade em Braga. Domingos Bragança, presidente do município vimaranense desde 2013 lançou o processo e deu seguimento a uma proposta de ligação por BRT que exige a construção de uma nova via rodoviária entre os dois concelhos. Ainda que entre o atual presidente e o líder da oposição o caminho pareça consensual, o candidato da cor política do atual presidente de câmara rejeita a solução BRT e insiste que a ligação deverá ser por metro de superfície. Certo é que o processo prossegue o seu caminho entre a maioria no executivo municipal e agora o governo de Luís Montenegro. Estima-se que numa primeira fase sejam necessários 200Milhões de Euros, de acordo com números revelados esta segunda-feira por Domingos Bragança, durante a reunião camarária, e depois de o assunto ter sido levantado, uma vez mais, por Ricardo Araújo, do PSD.

1ª fase de investimento exige pelo menos 200ME

O autarca socialista aguarda uma decisão do governo quanto ao apoio monetário solicitado. Para o final do mês de agosto está prevista uma reunião entre o autarca e o ministro das infraestruturas, Miguel Pinto Luz. Um encontro “decisivo”, na ótica de Domingos Bragança que está de saída por limitação de mandatos. Defende que se trata de “um investimento estratégico para Guimarães e para a sub-região do Ave” e que por essa razão “tem que ter investimento a 100% do governo”, ainda que deixe para o executivo central a hipótese de candidaturas a fundos europeus.

Por diversas vezes o autarca socialista insistiu na importância de um consenso, recusando entrar em confronto com o candidato do seu próprio partido. Domingos Bragança avisa que “a decisão do atual governo deve ser consequente com a do governo anterior”, que já se tinha comprometido com o apoio para a realização da obra. “Às vezes fala-se em 70ME mas não é nada disso. É, nesta 1ª fase, cerca de 200ME, segue-se o projeto de execução para lançamento da obra a concurso com a aquisição dos terrenos necessários que o canal define”, explica.

Candidato do PSD acusa candidato do PS de ser “vendedor de ilusões”


A discussão do BRT foi levantada pelo vereador da oposição, Ricardo Araújo, que é também candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela coligação Juntos por Guimarães e assume ainda funções de deputado na Assembleia da República. Ricardo Costa, seu opositor nesta corrida autárquica, já fez saber que a ligação por BRT deve ser descartada para dar lugar a um investimento direto na ligação por metro de superfície. Ora, Ricardo Araújo, assinalou esta segunda-feira que os estudos técnicos para instalação do canal dedicado para metrobus já deram entrada no município, estudos esses financiados [num milhão de euros] pelo governo central. Por essa razão, o vereador do PSD classifica como “absolutamente ridículo” que Ricardo Costa “continue a anunciar o metro de superfície”, acusando-o de “vendedor de ilusões”.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv