Autarca de Guimarães quer 24 de junho como feriado nacional em 2028

O presidente da Câmara de Guimarães manifestou hoje a vontade de tornar o 24 de junho em feriado nacional em 2028, data que assinala os 900 anos da batalha de S. Mamede, em 1128, e que os vimaranenses consideram ser o dia 1 de Portugal.
No final da reunião de executivo desta segunda-feira, Domingos Bragança revelou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente em Guimarães no dia 23 junho, na véspera das celebrações do 24 de junho, durante as quais receberá a medalha de Honra do Município.
“Desejo que, com o Presidente da República, possamos definir desde já um programa que possa afirmar o dia 1 de Portugal como feriado nacional quando a batalha de S. Mamede fizer 900 anos, em 2028”, disse o autarca vimaranense aos jornalistas.
Domingos Bragança acrescentou que “não há pressa” em fazer do desejo realidade e que em 2028, ano em que já não será presidente da Câmara, ficará “orgulhoso” se o dia 24 de junho for feriado nacional, acrescentando que a ideia de tornar o 24 de junho em feriado nacional “não colide” com o 10 de junho porque o primeiro “é dia 1 de Portugal” e o segundo é “dia de Portugal”.
