Autarca de Guimarães avisa Governo que via do Avepark custa 40ME e não 12ME

A via do Avepark, que prevê a ligação à A11, vai custar 40Milhões de Euros, anunciou esta quinta-feira o autarca de Guimarães, que lembrou, por isso, o governo socialista que os 12,6Milhões de Euros do PRR são insuficientes para  concretizar o projeto. “A questão que se coloca na via do Avepark, é que ela não custa 12,5 milhões nem 18ME, ela custa 40Milhões de Euros”, sublinha.


Em declarações à imprensa, depois de mais uma reunião de executivo, o socialista Domingos Bragança explicou que o projeto está aprovado, e que processo de aquisição dos terrenos necessários o tem “surpreendido”, uma vez que “há um conjunto largo de proprietários que estão a concordar com o preço que a Câmara está a propor”. Ainda assim, assume outras situações, “normais”, em que os proprietários discordam do valor e em que o processo passará pela expropriação a ser remitida para o Tribunal, a partir da fixação do preço.

Domingos Bragança aproveitou o momento para assegurar que a via do Avepark respeita o ambiente, respondendo de forma indireta à Associação Vimaranense de Ecologia que alerta que a estrada passa por cima de 158.873 m2 de terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional. Segundo a AVE, a Agência Portuguesa do Ambiente, em abril de 2021, pediu informação adicional à Câmara de Guimarães, por ter identificado “discrepâncias no documento e no historial do projeto”. Em fevereiro de 2022, de acordo com a AVE, “a APA emitiu um parecer a isentar o projeto de sujeição a Avaliação de Impacto Ambiental”. “Ela respeita totalmente o ambiente, a Câmara fez tudo. Fossem todas as obras que se fizessem no país em que se cumprissem e fossem tão completos os estudos ambientais”, atirou o socialista.


O autarca vimaranense reafirma a importância da via para o território de Guimarães. “É estruturante e é o que vai permitir a mobilidade urbana de Guimarães – Braga à alta velocidade. E vai ligar e desenvolver a zona norte do concelho. (…) A Assembleia Municipal, se quiser que isto não vá para a frente, que aprove, e a câmara respeita, mas a responsabilidade é toda daquele órgão”, atirou.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv