Autarca de Guimarães acelera Campus da Justiça e garante apoios do governo

Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães já pegou no dossier deixado pelo seu antecessor tendo em vista a construção do Campus da Justiça na freguesia da Costa, junto à Academia de Ginástica.

Esta segunda-feira, o autarca scial democrata recebeu nos paços do concelho a secretária de estado da Justiça, Ana Luísa Machado e assegurou um acordo para a realização de dois contratos interadministrativos com o Ministério da Justiça.

Segundo nota enviada à imprensa pela autarquia vimaranense, o primeiro contrato interadministrativo com o Município respeita ao lançamento do concurso e à fiscalização da obra do novo Campus da Justiça de Guimarães, enquanto o segundo se destina a garantir a realização de intervenções de manutenção e requalificação no edifício do Palácio da Justiça.

Ricardo Araújo antecipa assim que o novo Campus da Justiça, que anteriormente estava apontado para 2031, passa agora a ter uma previsão de conclusão em 2029. 

“Aquilo que estamos a trabalhar em ternos de cronograma é no sentido de no primeiro trimestre de 2027 estarmos em condições de lançar o concurso para a empreitada e fiscalização da obra. Isto só é possível devido ao esforço do Governo e a esta disponibilidade da Câmara Municipal”, enfatizou.


Já o concurso para a qualificação das empresas responsáveis pela elaboração do projeto de arquitetura já se encontra em fase adiantada, prevendo-se que possa ser adjudicado no primeiro trimestre de 2026. Depois, decorrerá um prazo de cerca de 300 dias para a elaboração do projeto final. 

A Câmara Municipal de Guimarães vai assumir o lançamento da empreitada e a fiscalização da obra através de um contrato interadministrativo.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Corrente Sonora
NO AR Corrente Sonora A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv