Autarca de Famalicão critica desigualdades no apoio central para transportes

A Câmara Municipal de Famalicão vai lançar uma rede de transportes local antes de 2030, mas o autarca Mário Passos alerta para os apoios desiguais do estado central nesta matéria.
Nesta fase, os transportes no concelho são assegurados pela empresa Transdev, mas o objetivo passa por criar uma empresa municipal direcionada para este serviço. Em declarações ao Porto Canal, o autarca social democrata alerta para o que acontece nas áreas metropolitanas de Porto e Lisboa. Lembra que são 8ME por ano para garantir uma rede de transportes “adequada à realidade” de Famalicão. No entanto, sublinha, “por comparação com as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto são incomparavelmente mais beneficiados pelos apoios do Estado do que o município de Famalicão e outros municípios como Famalicão”. Também por isso não hesita em afirmar que esta realidade mostra que “há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda”.
Até 2029 Famalicão deverá contar com uma rede de transportes própria, abdicando dos serviços atualmente contratualizados pela autarquia à Transdev.
