Autarca de Barcelos tem “esperança” que vacinação fora dos lares arranque na próxima semana

A Câmara de Barcelos espera começar a vacinação fora dos lares na próxima semana, anunciou hoje o presidente do município, Miguel Costa Gomes.
Na sua habitual videoconferência de terça-feira sobre a evolução da pandemia no concelho, o autarca informou que a vacinação para pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 com doenças associadas “depende da distribuição das vacinas” mas disse que “há esperança que comece na próxima semana”.
Na terça-feira passada, o autarca de Barcelos tinha dito que a vacinação para um total de 11 mil utentes do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cávado III – que inclui cidadãos de Barcelos e Esposende – , ia decorrer nas instalações do Infantário Rainha Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, junto às piscinas municipais.
No entanto, revelou Miguel Costa Gomes, o local não correspondia às exigências das autoridades de saúde, estando já identificado um novo local, que deverá ser anunciado ainda esta terça-feira.
Sobre o planeamento, o autarca informou ainda que a vacinação aos utentes do ACES Cávado III deve ocorrer “quatro dias da semana em Barcelos e um em Esposende”.
Para os utentes de Barcelos está confirmado que os cidadãos com mobilidade reduzida espalhados pelo território concelhio têm transporte assegurado, seja através do contacto das autoridades de saúde ou, “caso seja necessário”.
“Não se deve politizar a vacinação”
Miguel Costa Gomes comentou ainda a polémica que envolve o presidente da Câmara de Esposende e o diretor do ACES Cávado III, organismo do qual fazem parte os utentes de Barcelos e Esposende.
Em causa estão as críticas do autarca Benjamim Pereira ao diretor do ACES pelo facto de os utentes de Esposende terem de se deslocar a Barcelos para serem vacinados.
Sobre a polémica, Miguel Costa Gomes sublinhou que o diretor do ACES Fernando Ferreira “não tem tratado os dois concelhos de forma diferente” e referiu que o momento exige “serenidade”.
“Não estamos em fase de pedir demissões e tem de haver alguma serenidade, não politizando a vacinação”, sublinhou o autarca do PS.
Na videoconferência, o presidente da Câmara de Barcelos anunciou ainda que o concelho tem agora 1.056 casos ativos de Covid-19, menos 699 em relação à semana passada.
