Aumento do preço das senhas das cantinas da UMinho “não está, para já, em cima da mesa”

O custo de 2,70€ da refeição social completa para os estudantes da Universidade do Minho deverá manter-se inalterado no futuro próximo. A perspetiva foi dada à RUM pelo reitor.

Atualmente, esse é o preço praticado nas três cantinas – Gualtar, Azurém e Santa Tecla – , no snack-bar dos Congregados e no Bar 5 da Escola de Medicina para os alunos da academia. Quanto à restante comunidade, o valor cifra-se nos 4,10€.

Face à atual conjuntura económica, Rui Vieira de Castro admite a necessidade de “alguns ajustamentos”, dando os exemplos dos restaurantes e dos serviços de bar. No que diz respeito ao preço das refeições nas cantinas, “o aumento não está, para já, em cima da mesa, sobretudo para os estudantes”.

O reitor garante que “a principal preocupação é garantir o menor impacto possível entre os alunos”. Procurando “não ser um fator acrescido de penalização das condições de vida das pessoas”, alerta, ainda assim, que “a universidade não pode ficar indiferente ao aumento generalizado do preço dos bens de consumo”.

“A universidade, enquanto instituição, está a confrontar-se com subidas muito acentuadas dos preços daquilo que são bens essenciais para a universidade, como a energia e o gás”, afirma.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv