Aumento da participação de crimes preocupa oposição. CMG fala em cidade segura

O aumento da participação de crimes no concelho de Guimarães está a preocupar a oposição vimaranense. Contudo, o autarca desvaloriza os aumentos percentuais, visto que a cidade berço continua a ser das cidades mais seguranças a nível nacional.
De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna do ano de 2022, o distrito de Braga registou 19.092 crimes dos quais 445 foram considerados como criminalidade violenta. O maior número, 136 foi por roubo na via pública. Olhando em específico para o concelho de Guimarães foram contabilizadas 2.728 participações.
Vânia Dias da Silva, do CDS/PP, questionou o executivo no sentido de perceber que medidas concretas estão a ser estudadas, de modo a perceber se se trata de uma subida do número de participações ou efetivamente de delitos.
“Ano após ano, o número de crimes quer contra as pessoas, quer contra o património, vem aumentando. Para lhes dar um exemplo, Gondomar e Guimarães têm mais ou menos a mesma população. Gondomar está muito mais perto de um centro populacional grande, que é o Porto, e tem um número de crimes muito semelhante ao registado em Guimarães. Enquanto Guimarães contabilizou quase 1.000 participações no que toca aos crimes contra as pessoas, em Gondomar foram cerca de 1.050, ou seja, um número muito semelhante.
Vânia Dias da Silva frisa a necessidade de um estudo desta problemática no concelho garantindo que não parece existir correlação entre crimes e migrantes como por vezes é referido no panorama nacional. “Associar a questão da segurança às migrações é um erro tremendo”, afirma.
“O que é importante é que consigamos fazer um diagnóstico sobre que tipos de crimes estão a aumentar,
que parece estar, e quem são os perpetradores”, esclarece.
Na resposta, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, declara que a cidade continua a ser das mais seguras a nível nacional e também no contexto europeu. Aos jornalistas, o autarca sublinhou a necessidade de existir um maior cuidado na análise dos valores percentuais.
