Audiolivro pretende desmistificar o cancro junto das crianças de Braga

No âmbito do projeto pedagógico desenvolvido pelo Município de Braga, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, os Agrupamentos de Escolas do concelho vão receber o audiolivro ‘Os superpoderes da Júlia’. Trata-se de uma obra infantil que conta a história de uma menina e do seu pai que enfrenta o cancro, procurando, através de “uma forma bastante agradável”, ajudar as crianças a lidarem com esta doença no seio familiar.
Na primeira sessão de apresentação do projeto, esta quarta-feira, na EB/JI de Merelim São Paio, Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, enalteceu a importância da iniciativa para “desmistificar a doença e tudo aquilo que ela provoca”. “É uma forma de dotar as crianças com competências para encarar essas situações que por vezes os pais e restantes familiares não sabem explicar”, esclarece.
Para a vereadora este audiolivro é também um importante recurso de literacia para a saúde, nomeadamente no que toca à atuação dos educadores e professores. “O objetivo é ajudar os adultos a explicar às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia-a-dia da família e mostrar como podem os mais pequenos contribuir para o bem-estar e recuperação do doente”, acrescenta.
Os livros, oferecidos ao município pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, serão distribuídos em todos os Agrupamentos de Escolas do concelho bracarense. As sessões serão dinamizadas por elementos da Academia Sénior de Braga, “num momento de partilha intergeracional”, e por voluntários que elaboram o material para uma leitura encenada.
O livro está disponível no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o audiolivro no Youtube.
