Associações e entidades reconhecidas pelo trabalho de voluntariado na região Norte

As câmaras municipais de Terras de Bouro, Paredes, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia e a Junta de Freguesia de Carapeços e as associações Silveirinhos, Itensify World, Inovterra, AVENTURE e EU + TU = MUITOS. Estes são as dez entidades finalistas ao Prémio Boas Práticas de Voluntariado Jovem da Região Norte.
A Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ) promoveu, esta quarta-feira, a ’Sessão Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem’ que teve como objetivo reunir as entidades e os voluntários que, durante o ano de 2023, desenvolveram e colaboraram em várias ações promovidas pelo IPDJ, no âmbito do programa ‘Agora Nós’ e do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
No evento, o diretor Regional do IPDJ, Vítor Baltazar Dias, salientou a importância do contributo do trabalho dos jovens nestes projetos que, no seu entender, têm um impacto “muito significativo na comunidade”. “São projetos muito variados, a maioria estão relacionados com a proteção da floresta e do meio ambiente, mas há também projetos na área social”, indicou, frisando que o objetivo da iniciativa é “valorizar o trabalho voluntário realizado ao longo do ano”.
Das 20 candidaturas apresentadas, esta quarta-feira, as dez selecionadas, cinco entidades privadas e cinco públicas, seguem para a final que irá decorrer, em Lisboa, a 5 de dezembro, no Dia Internacional do Voluntariado.
Vítor Baltazar Dias faz ainda um balanço positivo das ações promovidas pelo IPDJ ao longo do ano. “No programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas houve mais de três mil voluntários a nível nacional e quase três centenas de projetos”, revela, acrescentando que se trata de um “facto extraordinário”. “Além de sensibilizarem a população, segundo os dados, quando os jovens voluntários estão, por exemplo, na floresta, há menos deflagrações”, aponta, salientando o “efeito dissuasor” verificado.
