Associação Mobilizar com Valores nasce em Braga para ajudar a integrar grupos vulneráveis

A Associação Mobilizar com Valores (McV) é lançada esta quarta-feira, em Braga, com o objetivo de apoiar grupos de pessoal vulneráveis. A instituição, sem fins lucrativos, tem já em marcha dois projetos, fundamentados em três programas: Mais Idade, Mais Interior e Mais Integração. À RUM, a presidente da McV, Cibelli Almeida, explica que o objetivo é “promover a coesão social, apoiando grupos mais vulneráveis”.
“Os imigrantes e refugiados que chegam cá, muitas vezes, não sabem quais são os caminhos a seguir em relação à empregabilidade. As pessoas acima dos 45/50 anos de idade são descartadas do mercado de trabalho e queremos ajudar na reconversão profissional dessas pessoas”, exemplificou. O público-alvo desta associação conta ainda com os jovens, que, diz Cibelli Almeida, “muitas vezes não sabem como nem onde procurar trabalho”. “Vamos criar programas que contribuem para a profissionalização e fixação desses jovens também no interior”, acrescentou.
No programa Mais Idade, que a McV quer implementar, o objetivo é promover “a inclusão digital dos idosos”, apostando em formações na área das aplicações móveis. “Percebemos a dificuldade que eles têm para utilizar determinadas aplicações, como a do SNS ou o mbway. Além disso, queremos ajudá-los, porque percebemos que há muitas burlas, nestes meios”, afirmou a presidente.
O programa Mais Integração tem em vista a “reconversão profissional”, sobretudo de imigrantes que chegam a Portugal e “não têm oportunidade de trabalhar na área que estudaram no país de origem e vamos tentar encaminhá-los para as áreas que mais necessidades de mão-de-obra têm”. O programa Mais Interior pretende alocar estes jovens ao interior do país e dar-lhes condições para lá se fixarem.
A associação está já a preparar uma palestra para ajudar alguns imigrantes sobre questões relacionadas com contratos de trabalho, sobre direitos, entre outros, com a presença de um advogado. A maioria das atividades serão gratuitas para associados, que pagam uma quota anual de 25 euros.
O lançamento oficial da associação Mobilizar com Vida decorre esta quarta-feira, a partir das 18h30, no Auditório do Centro Cultural Montemuro. O momento contará com a participação da vereadora Carla Sepúlveda, que vai abordar a forma como o trabalho e a educação podem ajudar a promover a coesão social.
A sede da McV fica na Rua do Caires. Para mais informações recorra ao email mobilizarcomvalores2020@gmail.com.
