Associação Dar as Mãos quer construir “A Casa” dos sem-abrigo de Famalicão

A Associação Dar as Mãos, sediada em Vila Nova de Famalicão, quer construir uma estrutura de acolhimento e reintegração de pessoas em situação de sem abrigo em Calendário, avança o Jornal de Notícias.
Neste momento, das cerca de 30 pessoas em situação de sem-abrigo referenciadas pela Câmara Municipal, a associação apoia, com alojamento e alimentação, 20.
“A Casa”, como lhe chama a associação, terá capacidade para acolher 32 pessoas e quatro famílias, que precisem de alojamento em situação de emergência.
Para reintegrar as pessoas, a associação pretende incluir oficinas de costura e reparação de móveis e eletrodomésticos, bem como hortas. O projeto prevê ainda uma zona de lavandaria e gabinete de psicologia.
A estrutura será rés-do-chão e construída com materiais que não necessitam de muita manutenção.
O terreno onde vai nascer “A Casa” será cedido pela Câmara de Famalicão. A obra deverá custar cerca de 2,5 milhões de euros, sendo que a Associação pretende obter a totalidade do financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência. No entanto, a candidatura ainda não foi submetida porque o processo de cedência do terreno ainda não está concluído.
c/JN
