Assembleia Municipal de Braga aprova voto de pesar por Arlindo Fagundes

A Assembleia Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, na última sexta-feira, em reunião ordinária realizada na UMinho, um voto de pesar em homenagem a Arlindo Fagundes, “destacado artista plástico e ilustrador”, falecido no passado dia 09 de janeiro de 2025. O voto de pesar foi apresentado pelo grupo municipal da CDU.
Recordando o “destacado artista plástico e ilustrador”, a CDU assinala que Arlino Fagundes “ao longo de décadas, desde o período da ditadura fascista até recentemente, enquanto a situação de saúde o permitiu, manteve
uma ininterrupta actividade política no PCP, partido pelo qual foi candidato em diversas eleições e no qual assumiu tarefas ao longo do tempo”.
Vincando que durante a sua vida, “foi um lutador pela liberdade, democracia, justiça social e paz, assumindo a defesa dos direitos do povo e dos trabalhadores como referência”, anteriormente, no fascismo, “foi
forçado ao exílio em França, tendo regressado a Portugal após a Revolução do 25 de Abril”.
Participou activamente na defesa do Centro de Trabalho de Braga perante o assalto levado a cabo pelas forças reaccionárias em agosto de 1975.
Arlingo Fegundes, que colaborou também com a RUM, é sobretudo reconhecido pelas suas ilustrações para a coleção infanto-juvenil “Uma Aventura”, a personagem de banda desenhada Pitanga e a escultura do busto de António Variações, colocada em Amares.
A nota lida antes da votação, refere também que “para os comunistas é inesquecível o seu cartaz da Festa do Avante! de 1979, realizada no Alto da Ajuda, em Lisboa, como os bonecos de cerâmica e os cartazes da Festa da Alegria, em Braga, cuja elaboração foi da sua autoria em todas as edições”.
