Árvore dos Sonhos concretiza desejos de 127 utentes de sete IPSS de Braga

Perfumes, pijamas, camisolas de clubes de futebol ou sapatilhas. Estes são apenas alguns dos desejos que, por estes dias, estiveram à espera de ser concretizados na Árvore dos Sonhos de Natal dos Biscainhos.
No total, foram distribuídos 127 presentes pelos utentes da APPACDM (Gualtar, S. Lázaro e Fraião), Centro Social de Santo Adrião, Associação Bomfim, Centro Novais e Sousa e IRIS.
Recordo que esta iniciativa junta a Câmara Municipal, ao Museu e comerciantes da Rua dos Biscainhos.
A 4.ª edição contou com um número recorde de presentes entregues, sendo que à APPACDM chegaram, esta quarta-feira, 53 embrulhos.
Para o vereador Altino Bessa, esta iniciativa “tem vindo a ter um sucesso cada vez maior”, com “mais instituições e mais pedidos”. “Conseguimos satisfazer todos os pedidos. É a bondade genuína de todos os que se associaram para realizar estes sonhos e dar alegria a cada um deles”, acrescentou.
Rosa Costa, técnica do CAO de Gualtar, realça a importância deste momento para os utentes da APPACDM, que “nos lares residenciais muitos nem têm família e nos Centros de Atividades Ocupacionais há muitas famílias disfuncionais”, por isso, “um presente faz toda a diferença”.
Este ano, por iniciativa dos comerciantes foi realizado um mercado de natal solidário, que contou com uma tabelete de chocolate gigante, cabazes solidários e atividades com um custo de 2€, que reverteram integralmente para a aquisição dos equipamentos identificados pelas instituições.
Adélia Azevedo, uma das comerciantes responsáveis pela iniciativa, adianta que a verba angariada permitiu oferecer “uma cadeira articulada à IRIS, uma máquina de sumos e outra de crepes, o sofá para o Bomfim está a ser negociado com o IKEA, a APPACDM de Gualtar recebeu uma televisão, oferecida pelos clientes do Adamastor, e a de Fraião16 edredons, através da ajuda do IKEA, e o Centro Novais e Sousa recebeu um computador, oferecido pela Farmácia Narcisa”. Esta ação solidária contou com a colaboração de sete empresas: Fava de Cacau; Adamastor; Curriqueijo; Pichelaria dos Biscaínhos; Podosanos; Júlio Cabeleireiros e Maurício Queiroz.
A Árvore dos Sonhos decorreu entre os dias 3 de dezembro a 5 de Janeiro e consistiu em concretizar os 127 pedidos de Natal de utentes da APPACDM. Os presentes foram entregues esta quarta-feira.
