Artur Feio quer PS a definir “o mais cedo possível” o candidato à CMB

Artur Feio, vereador do Partido Socialista (PS) na oposição do executivo municipal de Braga e antigo presidente da comissão política concelhia do PS Braga, sugere que o processo de escolha do candidato do partido da capital de distrito deve ser feito “o mais rápido possível”, respeitando os processos internos e assumindo que ele próprio é, neste momento, o militante “mais preparado” para se apresentar a votos nas autárquicas de 2025.

Em declarações à RUM, o vereador socialista diz que após uma “grande reflexão”, acompanhada de um “enorme apoio” junto de muitos bracarenses, militantes e de “quase todos” os presidentes de junta do PS em funções, decidiu voltar a manifestar disponibilidade para ser candidato à CMB, tal como já tinha feito em 2021, quando o candidato definido pelo partido acabou por ser Hugo Pires. “Penso que estão reunidas as condições para assumir essa disponibilidade”, vincou.

Artur Feio está na liderança da oposição no executivo municipal de Braga e diz que esse é um dos seus ‘trunfos’. “Serei o mais bem preparado e aquele que tem conhecimento do terreno, da realidade, do território dos seus problemas e dossiers, das questões de gestão municipal, porque ao longo destes anos, não só estive envolvido na tomada de decisões, como participei nas grandes decisões da cidade, acompanhando muitas vezes propostas que eram da própria oposição e que beneficiariam os bracarenses, mas também propondo muitas das nossas ideias e daquilo que foi o nosso vínculo eleitoral com os bracarenses”, argumentou.

Defende um trabalho contínuo junto dos bracarenses, empresários, entidades e instituições da cidade


Na opinião de Artur Feio é tempo de o PS começar a desenrolar o processo interno de escolha, até porque o partido que está no poder já se adiantou nessa matéria com a definição de João Rodrigues apenas a aguardar luz verde da nacional do PSD. Para o militante, “tanto quanto mais cedo o PS definir a escolha, mais cedo será possível trabalhar no terreno e definir um programa e um compromisso eleitoral com Braga”. “Na minha perspetiva [o trabalho do candidato] passará numa fase inicial por auscultar bracarenses, empresários, entidades e instituições que fazem parte do território” disse, alertando que “a cidade hoje não é a mesma que em 2021” altura em que decorreram as últimas eleições autárquicas. 

Questionado pela RUM sobre o surgimento de outros militantes com disponibilidade e experiência política, nomeadamente Pedro Sousa e Hugo Pires, Artur Feio é direto na análise comparativa, notando que tem sido “a voz e o rosto do Partido Socialista na cidade” algo que “é reconhecido por largos milhares de bracarenses, centenas de militantes” e junto de pessoas com quem vai falando “no dia-a-dia”, dando grande destaque ainda à proximidade com os presidentes de junta socialistas em funções e que “diariamente” o acompanham.


A RUM contactou o presidente da comissão política concelhia do PS Braga, Pedro Sousa, que optou por uma breve declaração.

“O momento político que vivemos exige serenidade e cabeça fria” – Pedro Sousa

“O PS-Braga articulará a escolha do candidato, com a estrutura Distrital e Nacional, até porque a Nacional terá uma palavra fundamental nas escolhas dos Candidatos em todos os Concelhos com mais de 100 mil habitantes, de acordo com uma resolução que tomou.

Por isso nesta fase, aguardo, serenamente, que essa articulação se estabeleça e se consolide.

Ademais, o tempo de decidir não cabe só ao Presidente do PS-Braga, logo, e porque sei o lugar que ocupo, porque respeito o Partido e os seus Órgãos, aguardo que esses mesmos Órgãos, após a articulação com as demais estruturas do Partido e dentro das suas atribuições e competências, escolham o melhor candidato para Ganhar Braga.

O momento político que vivemos com uma Coligação cansada, gasta e pouco para oferecer, exige a todos os militantes e dirigentes do PS serenidade e cabeça fria, pelo que não tenho mesmo mais nada a dizer e repudio quem, irresponsavelmente, o faz”, lê-se no esclarecimento enviado à RUM.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv