Artur Feio mantém disponibilidade para candidatura à CMB

A um ano das eleições autárquicas, o Partido Socialista (PS) ainda não definiu quem será o candidato à Câmara Municipal de Braga, mas há por enquanto dois nomes em cima da mesa: Artur Feio, actual presidente da comissão política concelhia, e Hugo Pires, antigo vereador e actual deputado do PS na Assembleia da República.

Artur Feio, também vereador da oposição garante estar disponível e assume que tem “uma responsabilidade acrescida”. Ainda assim, admite estar “aberto a outras soluções” já que “é preciso um candidato unânime na concelhia e na nacional”. “Sempre manifestei a minha disponibilidade para ser candidato. Em Fevereiro venci o partido com mais de 80% dos votos e naturalmente tenho essa responsabilidade acrescida, mas sempre com a abertura para que outras soluções possam ser colocadas em cima da mesa”, afirmou.

Em declarações à RUM, o militante socialista sublinha que é importante que o rosto do candidato à presidência do terceiro município mais importante do país seja conhecido atempadamente, assim como o seu projecto eleitoral para Braga.

Artur Feio sustenta que “Braga está a reclamar uma resposta às necessidades reais do concelho” e que há “um desagrado permanente dos bracarenses com o executivo de Ricardo Rio”.  “Os bracarenses estão irritados porque é difícil viver com tanta promessa e arrogância política em qualquer decisão do actual presidente”, diz.


O líder da concelhia socialista vai mais longe e acusa o executivo da coligação Juntos por Braga, no poder desde 2013, de “já não ter resposta para os problemas da cidade”.  “Hoje em dia temos manifestações populares de desagrado contra a actual maioria. Vivemos num desagrado permanente e os bracarenses começam a ficar cansados e irritados com constantes adiamentos. Torna-se difícil viver de tanta promessa”, critica.

Disponível para ser o candidato do PS em 2021, Artur Feio já retomou, enquanto presidente da concelhia, as visitas às freguesias, para auscultar os autarcas e as populações, fazer o ponto de situação e ajudar nas respostas às reivindicações. Com base nestas visitas de trabalho, que tinham sido interrompidas por força da pandemia, o PS compromete-se a apresentar “um caderno de encargos para a cidade”.

A escolha do próximo candidato socialista à Câmara Municipal de Braga deve acontecer nas próximas semanas. Em 2017 foi Miguel Corais a enfrentar o desafio. Depois da derrota manteve-se durante algum tempo na vereação socialista, mas acabou por sair alegando motivos profissionais. Desde então, Artur Feio assumiu as rédeas da oposição em Braga e por várias vezes manifestou a sua disponibilidade para ser o candidato. Na própria concelhia sabe-se que não é um nome consensual e têm surgido movimentações internas que incentivam Hugo Pires, ex-vereador, a avançar. 

Em Maio deste ano, aos microfones da RUM, Hugo Pires afirmou que se o PS quiser estará disponível para ser candidato, defendendo que o novo rosto socialista às autárquicas deve ser conhecido com um ano de antecedência.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv