Arte urbana ganha forma nas paredes da cidade de Braga

As cores multiplicam-se e as ruas da cidade de Braga contam agora a história de artistas nacionais e internacionais, que participam no FENDA – Festival de Arte Urbana, que vai na sua segunda edição.

A arte urbana ganhou forma nas paredes do Edifício do Castelo, do centro comercial Santa Bárbara, do Mercado Municipal, no Campo das Carvalheiras, na Escola Carlos Amarante, Associação Creche de Braga, Largo Barão S. Martinho e Instituto D. João Cândido de Novais e Sousa.

As obras serão inauguradas na Noite Branca de Braga 2022, mas o presidente da Câmara, Ricardo Rio, conheceu-as em primeira mão, numa visita pela cidade.

“Através da arte urbana podem concretizar-se dois objetivos do município: potenciar a capacidade e talento e assegurar uma componente de regeneração urbana dos edifícios”, frisou. Para Ricardo Rio, esta é “uma maneira de qualificar o espaço publico”, que deve replicar-se por outras artérias do concelho. Aliás, esta não é uma iniciativa pioneira na cidade. Em Braga, em parceria com a Fundação EDP, foi desenvolvida a iniciativa ‘energizarte’, para

intervenção no mobiliário urbano.

O presidente da Câmara ressalva a capacidade que elementos como estes têm ao transformar “um fator de depreciação em fatores de valor e atratividade”.

Com direcção artística da Cosmic Burger, o FENDA conta nomes como Mantraste e Soraia Oliveira, o britânico Darren John, o espanhol SpiderTag e a polaca Monika Reut.

Francisco Quintas garante que “o resultado foi extremamente positivo”, tendo envolvido cerca de 19 artistas, durante um mês de trabalho. O feedback, garante, “tem sido muito positivo”. O responsável destaca a valorização de alguns espaços “degradados e esquecidos”, que ganharam cor. A iniciativa foi também motivadora para os artistas, que “acabaram de sair de um período conturbado de pandemia, com muitas oportunidades a serem bloqueadas”.

O FENDA — Festival de Arte Urbana inaugura a primeira parte do seu novo modelo bianual no próximo dia 2 de setembro, inserido na programação da Noite Branca de Braga.

Ao todo, a Cidade usufruirá de cinco pinturas murais, uma pintura de vidros, uma intervenção de materiais reutilizados e um mural de néon interactivo. O festival coloca artistas locais em contacto com criativos consolidados no panorama internacional, integrando os emergentes e inspirando os inovadores.

Com a intenção de envolver a comunidade, o colectivo artístico, em parceria com a E-Redes, lançou uma ‘open call’ para embelezar 12 caixas de distribuição de energia eléctrica. Os seis vencedores, que usufruirão de um prémio de 400€, intervencionarão na Rua de São Marcos e na Rua do Souto.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv