Arquidiocese de Braga suspende missas e funerais nas tardes de sábado e domingo

A Arquidiocese de Braga anunciou hoje a suspensão das celebrações e outras actividades da Igreja nos horários em que o recolhimento obrigatório estiver em vigor. Numa nota assinada por D. Jorge Ortiga pode ler-se que a Arquidiocese “irá cumprir as orientações governamentais”. Por isso, “cada pároco deverá equacionar a oportunidade de passar as eucaristias dominicais vespertinas para o Sábado de manhã, a título excepcional e durante este período de emergência”.
“Não podemos, por isso, ter celebrações ou outras actividades depois das 13h de Sábado e Domingo. Para além daquilo que poderemos pensar ser melhor para este período, não queremos ser motivo de contágio directo ou indirecto. Queremos ajudar a sociedade a tomar consciência de que há medidas duras necessárias para o bem comum, ainda que nem todos estejam de acordo. Não nos deixemos iludir. A situação é grave. Temos de ser parte da solução. Devemos, também, estar atentos a possíveis orientações a dar pela Conferência Episcopal. Não serão muito diferentes destas. Sendo-o, comunicaremos”, lê-se no comunicado publicado por D. Jorge Ortiga.
O Arcebispo deixa o pedido para que não se aceitem “excepções ou interpretações subjectivas”.
Referindo que o confinamento “é um rude golpe no quotidiano das comunidades”, o Arcebispo sugere que se aproveite os tempos das celebrações “sem medo e cumprindo escrupulosamente todas as orientações das entidades da saúde”.
