´Ares de Verão` traz “Limonada” e outros festivais de acesso livre

O Município de Braga vai investir cerca de 200 mil euros na programação cultural de julho a agosto. Intitulado “Ares de Verão”, irá invadir o espaço urbano da cidade dos arcebispos assim como algumas salas emblemáticas do concelho com propostas culturais diversificadas e de acesso livre. A apresentação foi apresentada esta terça-feira, 28 de junho, no Parque da Ponte.

A programação arranca já a 1 de julho com a 31ª edição da Feira do Livro que regressa às ruas do centro histórico com 75 autores e 22 livreiros e alfarrabistas. Segue-se o Mimarte, o Braga Blues, Festival Internacional de Folclore e o Noroeste.

A grande novidade desta programação de verão chega de 15 a 21 de agosto e chama-se ´Limonada`. Um novo festival que aposta exclusivamente em bandas da cidade como OmieWise, Homem em Catarse, Cavalheiro, Imploding Stars, Filipe Palas, Pela Estrada com Alex Liberalli e Quadra, Este é um projeto que conta também com uma vertente solidária. As receitas arrecadas com a venda de limonada vão reverter para o Instituto D. João Novais e Sousa que está a desenvolver um projeto musical inclusivo.

Um festival que resulta do desejo expresso pelos bracarenses, durante a auscultação para a elaboração do dossier de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027. Na ótica do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, a “capitalidade cultural não se faz apenas com o título ou com grandes eventos de massas, faz-se também com este esforço de dar espaço à criatividade dos bracarenses, à visibilidade de diferentes formas de expressão artística dos protagonistas locais e de os pôr em contacto com o público”. Desta forma, o edil acredita que será possível fomentar novos gostos.

Nestes dois meses intensos de programação cultural, com propostas para praticamente todos os públicos, o autarca estima que passem por Braga algumas “centenas de milhares de pessoas”. Uma ótima notícia quer para a cultura como para os setores da hotelaria, restauração e comércio. 


Outra das novidades deste ano é a estreia de uma edição de verão do Nova Arcada Braga Blues, entre 16 e 17 de julho, na Praça do Município. Budda Guedes, promotor artístico do evento e representante da editora ´Mobydick Records`, revela que a organização deste que é o “maior festival de blue de Portugal e um dos maiores da Europa” apostou num género mais acústico. Pela cidade bimilenar vão passar Chino Swingslide & The Sharps, da Argentina, e Del Toro Blues Band, de Espanha. 


Recorde-se que na última edição, que teve a duração de quinze dias, foram contabilizados 690 mil espetadores.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv