Arcebispo de Braga chama membros da Arquidiocese para cerimónia de lava-pés

Decorreu na tarde desta quinta-feira a habitual cerimónia de Lava-Pés, na Sé Catedral de Braga. Este ano, o Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, escolheu um conjunto de doze pessoas que prestam serviço na Diocese. Uma escolha simbólica, a propósito do quinto congresso eucarístico nacional que vai decorrer na cidade de Braga.


Na homilia, D. José Cordeiro realçou a dedicação destes cidadãos à Igreja. “Hoje foram lavados os pés àqueles que exercem o ministério em torno da Eucaristia, e simbolicamente nestas doze pessoas a quem hoje tive a graça de lavar os pés e que agradeço o seu serviço nas comunidades a que pertencem nesta nossa Arquidiocese”, explicou.

No sermão perante uma Sé Catedral de Braga repleta de fiéis, o Arcebispo Primaz de Braga explicou ainda o simbolismo deste gesto na atualidade. “Significa servir e amar o próximo com uma autêntica caridade, rezar por todos e uns pelos outros, dizer bem dos outros”, continuou.

Depois, em declarações à imprensa, o Arcebispo disse que “é uma grande pena” a ausência de algumas manifestações públicas, como as procissões, ainda que realce a participação massiva das pessoas nas cerimónias que têm acontecido na Sé Catedral de Braga.

Até esta hora não há qualquer indicação para o cancelamento da última procissão da Semana Santa de Braga que, previsivelmente, sairá para as ruas da cidade a partir das 21h30. Trata-se da procissão Teofórica do Enterro que termina precisamente na Sé.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv