Aprovados 10 projetos, ‘Viva o Bairro’ avança para segunda edição

O ‘Viva o Bairro’, desenvolvido pela BragaHabit, vai ter continuidade. A hipótese foi confirmada na cerimónia de assinatura dos protocolos relativos à edição inaugural do programa, que decorreu, esta quarta-feira, nos Paços do Concelho.
A iniciativa, que pressupõe um investimento de 170 mil euros por parte da autarquia, destina-se a apoiar dez projetos solicitados por associações de moradores ou outras entidades com intervenção local.
Para o administrador executivo da empresa municipal, Carlos Videira, tendo em conta a natureza do ‘Viva o Bairro’, é importante que se “torne num programa anual que beneficie as entidades promotoras que se candidatam e que funcione como um incentivo para que mais moradores e de outros territórios se unam, se organizem, para apresentar projetos”.
Desde a cultura ao desporto, passando pela promoção do bem-estar para todas as faixas etárias, o programa engloba dois tipos de projetos, que terão de ser concretizados no decorrer do próximo ano.
Segundo Carlos Videira, alguns, já existentes, como ‘Da Rua para o Ringue’ e ‘Sénior Feliz, Saudável e Seguro’, acabam por ter “um boost com este financiamento, chegando a mais pessoas e num período mais alargado de tempo”. Por outro lado, surgem novas ideias, como, por exemplo, iniciativas de apoio à infância e juventude, ‘A Turma do Bairro’, ‘Viva às Andorinhas’ e ‘Escola de Música e Cidadania no Bairro Social do Picoto’, e aos idosos, ‘CATIVAR’.
Noutra perspetiva, o ‘Viva o Bairro’ apoia a constituição ou a dinamização de espaços físicos, ‘O Ringue da Amizade’ e ‘Academia Tecl@rt’, mas também eventos, como o Festival Internacional de Ilusionismo, e iniciativas que promovam a coesão social, ‘Todos ao Fórum’.
O vereador responsável pelo pelouro da Habitação, João Rodrigues, destaca a questão “imaterial” presente no projeto. “O nosso foco não está só nas casas e nos fogos de habitação, mas também no habitat onde as pessoas estão inseridas. Queremos que haja uma maior confluência entre o espaço exterior e as comunidades”, argumenta.
Já o presidente da câmara, Ricardo Rio, associa três palavras ao projeto: “interlocução”, devido às parcerias estabelecidas entre a autarquia, juntas de freguesias, moradores e outras instituições; “participação”, tendo em conta o envolvimento da população, e “dignificação”, relacionando-a com o direito constitucional à habitação.
Projetos apoiados
Projeto: A Turma do Bairro
Entidade promotora: Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária
Entidade(s) parceira(s): ADMS – Braga
Turma do Bairro é uma resposta social, que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens de ambos os sexos a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho dos pais, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multiactividades. Turma do Bairro vem oferecer vagas de forma gratuita, para estadia por período destes usuários, nós não somos uma cresce e nem jardim de infância. Somos apoio aos Utentes. Meta inicial de 80 famílias com pré cadastro na base dados da OPAH – Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária, com a possibilidade de aderir mais famílias no decorrer dos meses.
Projeto: O Ringue da Amizade
Entidade promotora: Associação Pegadas do Brincar
Entidade(s) parceira(s): Grupo de Moradores da Rua Professor Machado Vilela
O intuitivo deste projeto é devolver à comunidade um espaço que outrora foi um ringue de basquetebol, junto à Rua Professor Machado Vilela, mas que neste momento trata-se apenas de um terreno em cimento, que fica entre 5 torres de edifícios com mais de 10 andares. Tem uma área aproximada de 1400 m2. A intenção é reativá-lo, através da sua transformação, juntamente com a comunidade (totalmente planeado, criado e posteriormente mantido por ela). Paralelamente pretendia-se desenvolver, nesse local, um programa de atividades com a população infanto-juvenil, que estimulasse o seu contacto com o exterior e com a natureza.
Projeto: Escola de Música e Cidadania do Picoto
Entidade promotora: Agência do Bem/Fundação Bomfim
Entidade(s) parceira(s): União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto
A proposta se estabelece a partir da constituição de um núcleo de atividades da Escola de Música e Cidadania no Bairro Social do Picoto. Busca atender crianças e jovens em idade escolar através da realização de atividades voltadas para o ensino de música. As atividades serão propostas a partir de três eixos: (1) Prática Instrumental; (2) Teoria Musical; e (3) Cidadania Global. A metodologia preconiza aulas de música em grupo, dinâmicas e jogos que propiciem reflexão e debate sobre a realidade social, além de apresentações musicais. Todo repertório musical se pauta na valorização das múltiplas identidades, tradições e estilos com o objetivo de resgatar e integrar culturas diversas.
Projeto: Festival Internacional de Ilusionismo
Entidade promotora: Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso
Entidade(s) parceira(s): União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe & Comissão de Festas de S. Jerónimo e S. Frutuoso de Real
Este festival está virado especialmente, e por ser um evento comunitário, despoletará o convívio entre os moradores, grupos de idosos, crianças e Jovens, nomeadamente estre escolas e integração social, permitindo a fruição plena da unidade habitacional e dos espaços e equipamentos de utilização coletiva, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos e para a constituição de laços de vizinhança e comunidade. Este projeto privilegia a Cidadania, a solidariedade comunitária, pois todos poderão participar com as regras da sociedade.
Projeto: Academia Tecl@rt
Entidade promotora: Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa
Entidade(s) parceira(s): Junta de Freguesia de São Victor
A Academia Tecl@rt, pretende constituir-se como um espaço físico, idealmente dentro do bairro social de Santa Tecla podendo usufruir das instalações criadas recentemente pela Bragahabit e/ou das instalações do Geração Tecla, que agrega um leque alargado de diferentes respostas culturais, sociais e artísticas, procurando responder a diferentes interesses e a diferentes faixas etárias. Tencionamos que este espaço, congregue atividades interculturais e intergeracionais, trabalhando dimensões como a tolerância pela diferença, a não discriminação e preconceito, em última instância, propõe-se a materialização de um espaço inclusivo, como ferramenta potenciadora de transformação social.
Projeto: CATIVAR
Entidade promotora: Associação Juvenil ‘A Bogalha’
Entidade(s) parceira(s): Associação Bairro D´Alegria ‘O Nosso Bairro Somos Nós’ & Comissão Social da Junta de Freguesia de São Victor
O Projeto CATIVAR privilegia a intervenção nas dimensões da cidadania, saúde, bem-estar e solidariedade comunitária. Diminuir a situação de isolamento social e solidão; promover o bem-estar psicossocial e físico; aumentar a consciência da comunidade para a problemática do isolamento social/ solidão e da importância da sua prevenção são os objetivos norteadores para definição das atividades que reforçam a importância da criação de oportunidades de diálogo, interação e participação, potenciando sinergias e mobilizando competências e recursos locais na procura coletiva de respostas sociais sustentáveis.
Projeto: Da Rua para o Ringue
Entidade promotora: Associação Parretas Team
Entidade(s) parceira(s): União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade
O nosso objetivo é criar uma rede de apoio para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais no nosso município. O sucesso do nosso projeto merece chegar cada vez mais aos jovens do nosso município e usar o boxe olímpico como meio de combate ao insucesso escolar, à exclusão social e ao” bulling”. O nosso projeto consiste em avaliar, intervir e treinar semanalmente com crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais com o objetivo de que estes evoluam como jovens com valor e atletas íntegros e competentes.
Projeto: Sénior Feliz, Saudável e Seguro
Entidade promotora: Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas
Entidade(s) parceira(s): Junta de Freguesia de São Victor
O presente programa visa promover o desenvolvimento local, fomentar a cidadania ativa e participada, no sentido da criação de melhores condições de vida, a prevenção de fatores de risco ligados à saúde e o desenvolvimento do espírito de pertença, de entreajuda e de comunidade. Assim, delineamos um plano ambicioso, detalhado, que visa dotar os habitantes abrangidos, de novas competências: a criação de serviços de Saúde e Segurança, segurança na vertente da prevenção e emergência.
Projeto: Viva às Andorinhas
Entidade promotora: Associação de Moradores das Andorinhas
Entidade(s) parceira(s): Associação Ágora Bracarense
A Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas pretende dar continuidade ao trabalho realizado no Projeto dos Bairros Saudáveis, nomeadamente através da nova sala de estudo. Nela vamos dar ferramentas às crianças e jovens de terem acesso a recursos para combater o insucesso e abandono escolar precoce, assim como a promoção do desenvolvimento pessoal. Vamos continuar a desenvolver um conjunto de atividades e serviços que respondem às principais necessidades identificadas pelos moradores. Com acções direcionadas vamos promover a cidadania e coesão social, assim como aumentar o bem-estar dos moradores, promovendo um estilo de vida saudável.
Projeto: Todos ao Fórum
Entidade promotora: Associação de Moradores do Aldeamento Bracara Augusta
Entidade(s) parceira(s): União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto
‘Todos ao Fórum’ surge da vontade dos associados terem um espaço físico para se falar do nosso bairro. A inexistência de uma sede pode constituir um problema, mas transforma-se no ponto de partida e num processo colaborativo para arranjar soluções. As ideias surgem e a criatividade não falta. Porque não tirar partido dos magníficos espaços verdes que temos? Se somos a Bracara Augusta, temos que ter um Fórum! O princípio estava encontrado, um espaço de encontro e debate, de trocas, não comerciais, mas de ideias e sinergias. Um fórum envolto pela natureza e sustentável.
