Após dia “muito emotivo”, pai termina greve de fome com garantias da Segurança Social

O protesto foi desmobilizado às 21h44, quando caiu no telemóvel de Jorge Castro uma mensagem por escrito, a garantir novas respostas sociais para crianças e jovens com necessidades específicas no distrito de Braga, concretamente no concelho de Esposende. 

Em entrevista à RUM, o pai de um jovem de 20 anos com autismo, que estava em greve de fome desde a manhã de ontem, explicou que as garantias chegaram diretamente pela voz do presidente do Instituto da Segurança Social, Octávio de Oliveira, que se comprometeu a criar dois CACI (Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão) em Apúlia, concelho de Esposende, que correspondem a 60 novas vagas e que, segundo Jorge Castro “terão a comparticipação por parte da Segurança Social”. 

O enfermeiro, residente em Barcelos, acredita que “entre seis meses a um ano, as respostas estejas em funcionamento” mas enquanto isso não acontece, terá o apoio da Escola Secundária Henrique Medina, onde o filho tem estado. “Confio que o Jorge e os outros meninos nas mesmas condições possam permanecer na escola pelo menos mais um ano”, afirmou. 


Antes da desmobilização deste protesto, Jorge Castro leu a declaração oficial da Segurança Social a confirmar o interesse em incrementar respostas em CACI e em requalificar o edificado da APPACDM de Braga. 

Apesar de dar por encerrada esta greve de fome, Jorge Castro lembra que a luta não termina aqui. “A luta vale sempre a pena. Às vezes temos que nos expor, temos que ser mais radicais. Mas só se desbrava o caminho com força. Foi um dia muito emotivo”, concluiu. 

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv