APAV de Braga promove debate sobre violência contra os idosos

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), promove, no dia 20 de maio, a 3ª edição das Jornadas de Braga Contra a Violência, este ano realizadas no online e dedicadas ao debate sobre a violência contra idosos.
O programa, que pode ser conhecido aqui, inclui três painéis e um workshop e vai contar com figuras como a procuradora-geral, Joana Marques Vidal, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, ou a psicóloga do ACES do Alto Ave, Maria José Ramos.
À RUM, a gestora da APAV de Braga explica que a temática do evento pretende dar eco “a uma forma de violência que estatisticamente não se reflete” na realidade e que o debate tem o objetivo de encontrar “formas de prevenir e intervir nestas situações que têm associadas vulnerabilidades específicas” aos mais velhos.
A responsável acrescenta que a pandemia da Covid-19 e os consequentes períodos largos de confinamento podem ter mascarado os números da violência doméstica contra os idosos (que ainda não são públicos, devendo ser conhecidos nas próximas semanas) e lembra que são “necessárias estratégias para saber o que fazer perante relatos que estas pessoas possam verbalizar”.
Além do debate, a edição online das jornadas de Braga Contra a Violência inclui um workshop sobre o regime do maior acompanhado. A participação no evento, que será transmitido através da plataforma zoom, é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória que pode ser submetida aqui.
