Aos 45 anos, AAUMinho reivindica inclusão dos estudantes nas decisões relevantes

Duarte Lopes quer que os estudantes sejam incluídos nos processos de decisão mais relevantes da Universidade do Minho. No discurso do 45.º aniversário da AAUMinho, o presidente da direção pediu mais responsabilidade para o corpo estudantil que representa.
“No próximo ano, vamos rever o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e estamos numa fase fulcral dos estudantes reclamarem um espaço que é deles”, afirmou Duarte Lopes. Para o presidente da AAUMinho, este “é um passo que tem que ser dado, falando numa lógica nacional, da revisão da lei de bases”. “Estes estudantes estão comprometidos com o bem da comunidade que representam e o futuro da Universidade e devem ser ouvidas tanto mais quanto possível”, acrescentou.
O reitor Rui Vieira de Castro aponta ao “envolvimento mais ativo dos estudantes em todas as esferas de decisão da Universidade”. “Dispomos de uma arquitetura organizacional que favorece a intervenção dos estudantes aos vários níveis, mas a forma de concretização dessa participação fica aquém do que é esperado”, apontou o reitor. Rui Vieira de Castro, considera que há “um trabalho que a Universidade tem que prosseguir”. “Há um conjunto de níveis da direção dos projetos da Universidade em que a presença dos estudantes é fundamental”, finalizou.
António Paisana homenageado com Medalha de Ouro AAUMinho
António Paisana recebeu, este domingo, a medalha de ouro da AAUMiinho. Em dia de aniversário, a atual direção quis homenagear o professor, que acaba de se aposentar.
Esta foi a segunda medalha de ouro atribuída pela Associação Académica, depois de ter sido entregue também a um ex-administrador dos SASUM, Armando Osório.
Para António Paisana, este é o reconhecimento do trabalho que desenvolveu na UMinho “é um orgulho muito grande. É o reconhecimento do trabalho que foi desenvolvido conjuntamente com a Associação Académica durante muitos anos. Por outro lado, é um título que é atribuído por uma instituição de muito prestígio a nível nacional e que é reconhecida pela qualidade dos serviços que presta aos estudantes”, afirmou o ex-administrador dos SASUM. António Paisana foi o primeiro Provedor do Estudante da UMinho e esteve ligado ao futsal da academia minhota, sendo o impulsionador da parceria com o SC Braga.
Duarte Lopes, presidente da AAUMinho, fala de “uma figura incontornável na vida da Associação Académica”. “É um conselheiro, um amigo e esta é a forma de fechar com chave de ouro o mandato na Associação Académica”, finalizou o presidente da estrutura estudantil.
Sede da AAUMinho em Azurém “é oportuna e muito importante”.
Abriram-se as portas da renovada sede da Associação Académica da Universidade do Minho, em Azurém.
Em dia de celebrar o 45.º aniversário, o momento alto das celebrações foi a inauguração da nova casa da AAUMinho em Guimarães. Para o presidente, Duarte Lopes é o concretizar de “um sonho”. “Não sabíamos se seria concretizável, mas houve um conjunto de condições que reuniram este ano, como o sucesso do Enterro da Gata, que têm que servir para fazer a Associação crescer”, destacou.
Para o reitor, a casa está “muito bem renovada”. “Esta intervenção é oportuna e muito importante naquilo que revela de proecupaçoes da AAUMinho”, apontou Rui Vieira de Castro, que salientou a importância do espaço no acolhimento aos estudantes.
