Aos 24 anos, a BragaHabit é uma empresa municipal “mais completa”

A BragaHabit assinala esta quarta-feira 24 anos de atividade e o seu administrador, Carlos Videira não tem dúvidas em afirmar que esta empresa municipal “é hoje mais completa”, sobretudo com a integração do Human Power Hub e o apoio à aceleração e incubação de ideias empreendedoras orientadas para o impacto social. Esta nova vertente é sublinhada por Carlos Videira como fator diferenciador. “A BragaHabit é hoje, com o Human Power Hub, uma empresa municipal muito mais completa porque se antigamente providenciava apenas o hardware, as casas, o edificado para a resolução de problemas sociais, hoje também providencia o software com iniciativas imateriais, de resolução de problemas concretos que afetam a vida das pessoas e da comunidade como um todo”, assinala.
No presente ano de 2023, a empresa municipal tem sob a sua alçada 750 fogos, sendo esta uma das vertentes mais impactantes da empresa municipal.
O dia será assinalado com a apresentação da política de responsabilidade social corporativa da BragaHabit e uma mesa redonda dedicada ao tema. A sessão comemorativa, que decorrerá no Human Power Hub, será ainda marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Braga (AEBraga).
O atual administrador, Carlos Videira, destaca ainda o facto de os agregados familiares dos fogos geridos pela BragaHabit serem na sua maioria de etnia cigana, algo que exige uma ação mais abrangente por parte das instituições, nomeadamente da própria autarquia.
Nos bairros sociais, 177 fogos correspondem a famílias ciganas, no subarrendamento, 55 de 154 correspondem a famílias ciganas, já no RADA cerca de uma dezena de famílias pertence à comunidade cigana, fator que preocupa também a empresa municipal. O responsável assinala que este problema de acesso à habitação estará obrigatoriamente interligado com outros constrangimentos, nomeadamente nas áreas da empregabilidade, da educação e da saúde.
No início desta semana, precisamente na nova sede do Human Power Hub, no Espaço Vita, foi assinado um protocolo com a Fundação La Caixa que resultará num novo projeto social dedicado à comunidade cigana de Braga.
