António Ferreira pede “Lei justa” e “financiamento equilibrado” ao Governo

O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Ferreira, espera que o Governo liderado por Luís Montenegro avance com “uma Lei justa”, que possibilite às corporações “um financiamento justo e equilibrado”. Para o capitão, as direções das Associações Humanitárias precisam de “respirar e não viver neste sufoco permanente, quase sempre dependentes da boa vontade e da capacidade financeira das câmaras municipais ou de outros mecenas”.

“Orgulho, satisfação e sensação de dever cumprido”. Era este o sentimento do líder da corporação bracarense, no momento da inauguração do novo quartel, que sempre apontou como “um sonho”.

“Há oito anos a nossa Associação vivia uma situação complicada em todos os aspetos”, apontou. António Ferreira lembrou que a prioridade foi “tratar do saneamento financeiro”, seguindo-se a necessidade de “disciplinar, hierarquizar e operacionalizar o corpo de Bombeiros” e “construir um novo quartel”. “O saneamento financeiro está conseguido e tem sido conseguido com uma gestão muito apertada, com muito controlo de todas as despesas, com muito cuidado e ponderação no investimento”, afirmou.

A nova casa, diz, é “funcional, sem qualquer luxo ou opulência, mas no qual os bombeiros passam a dispor de instalações mais dignas e com mais conforto”. “Um quartel que nos vai permitir crescer em número de bombeiros, que nos vai permitir albergar os nossos equipamentos e os nossos veículos, um quartel com uma parada, com instalações condignas para as nossas bombeiras, um quartel com espaços apropriados para a formação e um quartel com tudo o que nos faltava no outro”, acrescentou.

Nos muitos agradecimentos, António Ferreira lembrou a “isenção de todas as taxas relativas à construção, o custo do projeto da obra e a candidatura com vista à aquisição da central fotovoltaica que cobre o estacionamento exterior” promovidas pela Câmara Municipal, a quem pediu ainda ajuda para “compor as contas que estão pelas ruas da amargura”. Além disso, a Companhia de Bombeiros Sapadores ofereceu aos voluntários “15 capacetes de proteção para os fogos rurais”.



BVB entregam Medalha de Honra ao Mérito a dirigentes, comandante e Altino Bessa


Em dia de festa, os Bombeiros Voluntários de Braga quiseram ainda prestar algumas homenagens. A medalha de Honra ao Mérito, grau ouro, foi entregue ao presidente da Assembleia Geral, Artur Guimarães Marques, ao presidente do Conselho Fiscal, José Luís Dias, e ao comandante Pedro Ribeiro.

“Guimarães Marques e José Luís Dias têm mais de vinte anos como dirigentes da nossa Associação e no desempenho das suas funções têm sido absolutamente exemplares, têm contribuído para a união e bom ambiente que se vive no seio da Associação, têm prestado relevantes serviços à nossa Associação e são inteiramente dignos de ser apresentados como verdadeiros exemplos a seguir por todos nós”, justificou o presidente da direção.

Quanto ao comandante deste corpo de bombeiros, António Ferreira diz que “esta distinção é a prova do muito apreço, dedicação, disponibilidade e competência para o desempenho da importante função”. “São ainda poucos os anos de comandante, mas creio que estes terão sido porventura os mais difíceis, em face da enorme transformação que operámos na organização interna do nosso corpo de bombeiros e isso tem sido conseguido com grande sucesso, também graças ao seu grande trabalho”, disse ainda.

A medalha de Honra ao Mérito, grau ouro, foi também entregue ao vereador da Proteção Civil na Câmara de Braga, Altino Bessa, que diz ser “atento e disponível, que gosta de estar próximo dos bombeiros voluntários, compreendendo as dificuldades, aceitando os pedidos e colocando-se sempre do lado da solução e da ajuda, na medida das suas possibilidades”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv