Antiga escola de Celeirós deverá tornar-se centro de alojamento para migrantes

A antiga Escola de Celeirós, em Braga, deverá dar lugar a um centro de alojamento e formação de trabalhadores migrantes, no sentido de facilitar a sua integração no mercado de trabalho.

A BragaHabit prepara-se para candidatar o projeto à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, com financiamento a 100% no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

Segundo apurou a RUM, neste momento, para formalizar a candidatura falta apenas a transmissão do direito de superfície daquele espaço à BragaHabit, que deve ir a reunião de câmara, em setembro.

A empresa municipal pretende, assim, disponibilizar uma resposta de 16 alojamentos de emergência ou de transição, destinada a pessoas em situação de risco ou emergência, facilitando o processo de integração social, proteção e autonomização, combate às desigualdades e garantia de proteção social.

A Universitária sabe que o projeto mereceu a concordância do presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, Carlos Guimarães.

O projeto prevê a implantação na parte posterior do edifício de dois novos volumes para habitação. O primeiro com dois pisos, onde ficarão, no primeiro andar, serviços como refeitório, cozinha e espaço para atividades, e, no segundo andar, os alojamentos, ou seja, seis quartos com instalações sanitárias, banca e fogão. No segundo volume ficarão os restantes alojamentos, ou seja, no primeiro piso seis quartos com acesso ao espaço verde exterior, no segundo os restantes quatro quartos.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv