Antiga escola de Celeirós deverá tornar-se centro de alojamento para migrantes

A antiga Escola de Celeirós, em Braga, deverá dar lugar a um centro de alojamento e formação de trabalhadores migrantes, no sentido de facilitar a sua integração no mercado de trabalho.
A BragaHabit prepara-se para candidatar o projeto à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, com financiamento a 100% no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.
Segundo apurou a RUM, neste momento, para formalizar a candidatura falta apenas a transmissão do direito de superfície daquele espaço à BragaHabit, que deve ir a reunião de câmara, em setembro.
A empresa municipal pretende, assim, disponibilizar uma resposta de 16 alojamentos de emergência ou de transição, destinada a pessoas em situação de risco ou emergência, facilitando o processo de integração social, proteção e autonomização, combate às desigualdades e garantia de proteção social.
A Universitária sabe que o projeto mereceu a concordância do presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, Carlos Guimarães.
O projeto prevê a implantação na parte posterior do edifício de dois novos volumes para habitação. O primeiro com dois pisos, onde ficarão, no primeiro andar, serviços como refeitório, cozinha e espaço para atividades, e, no segundo andar, os alojamentos, ou seja, seis quartos com instalações sanitárias, banca e fogão. No segundo volume ficarão os restantes alojamentos, ou seja, no primeiro piso seis quartos com acesso ao espaço verde exterior, no segundo os restantes quatro quartos.
