Ano letivo da Academia Sénior de Braga arranca com 400 alunos

Aos 80 anos, Abel Carvalho está pelo segundo ano consecutivo na Academia Sénior de Braga. Este antigo gerente comercial diz que apesar de nesta idade “não ter muito para aprender, alguma coisa fica” e, também por essa razão, decidiu inscrever-se na academia onde já fez novos amigos. “Alguma coisa vamos sempre guardando e, quanto mais não seja, o bom convívio, que é sempre necessário”, diz. Ao longo do ano vai frequentar as disciplinas de História de Braga, Literatura, Cultura Geral e Música. Confessa que através da Academia Sénior tem “reforçado conhecimentos”. Durante a semana desloca-se a pé desde a sua casa, em Real, até ao Mercado Municipal de Braga, local que acolhe as atividades letivas de 2023/2024. No entanto, antes do horário letivo arrancar já tem realizado a sua caminhada diária de cinco quilómetros. Não fala de colegas, mas sim de “amigos” com quem troca ideias e almoça “de vez em quando”.

Na manhã desta terça-feira, segundo dia de aulas do novo ano letivo, os jornalistas da cidade tiveram a oportunidade de conhecer as novas salas de aula, no piso superior da Praça, e estar à conversa com alunos e professores. 

Entre os 400  inscritos e distribuídos pelas 47 turmas estão alguns casais como Ana Barros, 65 anos (Escriturária) e Jorge Coelho, de 66 anos (Operador de centrais hidroelétricas). Os filhos já não estão por casa, mas são eles os mais atentos aos trabalhos desenvolvidos pelos pais. “Vimos e vamos os dois, já temos algumas amizades e foi uma oportunidade. Os filhos incentivaram bastante, ficaram muito contentes e todos os trabalhos que eu faço e o pai, eles vêem”, conta Ana Barros, que já teve uma primeira experiência na Academia Sénior no ano passado. O marido, Jorge Coelho, trabalhou em isolamento total durante 40 anos o que o incentivou ainda mais a procurar um projeto que promovesse o contacto pessoal. “Tenho alguma coisa para dar, mas mais para receber, são muitos a trocar opinião e certamente receberei muitos ensinamentos”, disse, admitindo o entusiasmo com esta nova aventura.

Na Sé, a única sala não dava resposta a todas as solicitações. Depois de pequenos ajustes, as aulas decorrem na Praça


Segundo a vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, o município não quis barrar a entrada de ninguém, e a forte adesão obrigou a procurar um novo espaço. Na renovada Praça, o piso superior conta com várias salas, agora adaptadas para acolher boa parte das disciplinas da Academia Sénior de Braga (18), mais três face ao ano passado. “No ano passado tínhamos cerca de duzentos, este ano temos cerca de 400 alunos. Quisemos que todos os que se inscrevessem não fossem colocados de fora. Depois de fazermos as turmas já temos uma lista de espera de 100, que estão distribuídos pelas 47 turmas”, detalha.

Desporto, teatro, Artes e Viver no Campo, Artesanato, informática, literatura, Inglês e História de Braga são algumas das disciplinas lecionadas por perto de 25 professores, parte deles voluntários.

Aprender a ler e escrever


Quem não souber ler nem escrever pode também inscrever-se. Apesar de não ser o objetivo inicial da Academia Sénior de Braga, uma primeira inscrição com esse objetivo levou o município a alargar essa possibilidade. Nesta fase, a informação está a passar para as juntas de freguesia com o propósito de cativar alguns idosos que no passado não tiveram essa oportunidade.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv