Análise indicativa de legionella leva a encerramento de balneários da TUB

Os balneários utilizados pelos trabalhadores dos Transportes Urbanos de Braga estão desde esta quarta-feira encerrados após suspeita de legionella detectada numa análise regular à água daquele equipamento municipal. A informação foi confirmada à RUM pelo administrador Teotónio Santos que garante que não há qualquer caso de doença entre os seus trabalhadores.
Entretanto, é aguardado o resultado de uma contra análise para verificar a situação. A Delegada de Saúde procedeu no imediato ao encerramento dos balneários que serão agora substituídos por contentores já contratados pela empresa municipal assegurando todas as condições aos trabalhadores.
A demolição dos balneários em questão já estava prevista tendo em conta a obra do Parque de Materiais e Oficinas.
A legionella é uma bactéria que se desenvolve e vive em ambientes aquáticos (de água doce), naturais ou artificiais, de onde existe libertação de gotículas de água (aerossóis), responsáveis pela transmissão da bactéria. agos, rios, piscinas e reservatórios naturais ou equipamentos de refrigeração com água tépida são os ambientes mais comuns onde esta bactéria se pode desenvolver. Contudo, a sua disseminação é mais usual através de torneiras, chuveiros e termas, entre outros.
