“Governo estava a ser optimista demais quando fez o Orçamento Suplementar”

João Cerejeira considera que “o Governo estava a ser optimista demais quando fez o Orçamento Suplementar”, contando com “uma retoma mais rápida e, daí, ter previsto o levantamento dos apoios excepcionais”. 

Numa análise às medidas adoptadas pelo Governo como resposta à crise pandémica, o docente da Escola de Economia e Gestão da UMinho frisou “a incerteza muito grande sobre a velocidade da recuperação” e a ausência de “uma resposta efectiva para o conjunto de pessoas que não tem direito aos apoios sociais tradicionais, como subsídio de desemprego e Rendimento Social de Insercção”.  “Continua a haver um conjunto de portugueses com carências muito grandes”, afirmou o economista, apontando para o aumento de pessoas nessa situação nos próximos meses. “Estamos a falar de centenas de milhares de portugueses que vão, já nos próximos meses, ter dificuldades económicas muito sérias”, acrescentou.


Os apoios extraordinários para pessoas que não se enquadrem nas medidas de apoios tradicionais ainda não aconteceram, apesar de se começar a falar deles. “Acabando o lay-off simplificado ou havendo perspectiva de que a retoma vai ser mais lenta ou não vai chegar a todos da mesma forma, vai ter de haver um apoio social para quem fique desprotegido e em termos das prioridades do Governo essa devia ser a principal, neste momento”, assegurou. 

Ainda assim, João Cerejeira elogia a flexibilidade do Governo em ir “adaptando algumas das medidas às necessidades” e por ter conseguido “melhorar alguns instrumentos, nomeadamente o lay-off simplificado, que foi muito importante para diminuir o impacto imediato da crise”. Para o economista, o lay-off simplificado foi “uma das medidas que teve maior efeito”, não sendo das que mais custou aos cofres do Estado. “Quando olhamos para as contas das finanças públicas, o défice é de 8 a 9 mil milhões de euros e o custo do lay-off ando em torno dos 700 e 800 milhões. Um custo pequeno, face ao agravamento do défice, que acabou por ser uma boa medida e que foi ajustada”, finalizou. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Corrente Sonora
NO AR Corrente Sonora A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv