Ana Bustorff regressa ao Theatro Circo para interpretar texto de Max Aub

A Companhia de Teatro de Braga apresenta entre quarta e sexta-feira, às 21h30, ‘Gostava de estar viva para vê-los sofrer’. Em cena no Theatro Circo, em Braga, e encenada por Ignacio Garcia, a peça é inspirada no texto ‘De algum tempo a esta parte’, do escritor espanhol Max Aub.

Durante o espectáculo, cujo pano de fundo é o preâmbulo da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha anexou a Áustria, em 1938, existe apenas uma personagem em palco. Em entrevista à RUM, Ana Bustorff, que veste a pele de Emma Blumennthal, fala de “uma mulher que se agarra ao próprio sofrimento e à solidão para sobreviver, recordando o filho Samuel, que foi morto, tal como o marido Adolfo”. 


“Vive rodeada pela suas memórias numa enorme solidão e no limite da sobrevivência: sem compaixão, sem paz e sem amor”, acrescenta.


80 anos depois do texto ser escrito por Max Aub, Ana Bustorff estabelece alguns pontos de contacto com a actualidade, referindo que “o sofrimento e a falta de união são cada vez maiores”, sendo que, no seu entender, “as pessoas estão, muitas vezes, no seu pequeno mundo sem saber muito bem como interagir”. “Mudam-se algumas circunstâncias, mas os sentimentos, a solidão, a falta de ética e a própria guerra continuam”.


Depois de ‘Concerto à La Carte’, Ana Bustorff volta a fazer um solo no Theatro Circo. Se, por um lado, atendendo à situação pandémica, o facto de estar sozinha em palco “diminui a probabilidade de contágio”, por outro, é também “um grande desafio por ser um trabalho muito solitário”. 


“Obriga-nos a aprofundar a natureza humana e a confrontar-nos cada vez mais”, refere, não deixando de realçar “o trabalho em conjunto” que é feito por detrás da cortina.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv