Amigos do Palacete querem requalificar edifício onde morou Júlio Lima

Os Amigos do Palacete promoveram, esta terça-feira, uma visita ao Palecete Júlio Lima, na freguesia de S. Vicente, para alertar para o elevado estado de degradação do edifício.

Em causa está uma propriedade privada, que tem limitado a intervenção, uma vez que o imóvel se encontra em disputa judicial acerca da propriedade do mesmo. “O julgamento já foi feito e o Tribunal devia ter dado a sentença no espaço de 30 dias, passado quase um ano ainda não a deu”, disse à RUM Fernando Mendes, dos Amigos do Palacete. 

Classificado como “Bem Cultural de Interesse Municipal”, em 2018, o mau estado dos tetos do imóvel poderão agravar-se com a chegada do Inverno. “Quase todos os tetos do piso de cima estão em muito mau estado, o gesso está a cair e o chão está bastante danificado. Temos que preservar o espaço e, com a chegada da chuva, a nossa preocupação é salvaguardar o que está lá dentro, por isso ponderamos colocar bacias ou baldes, para que a estrutura que está má no 1.º andar não afecte a parte do baixo, onde está o Salão Nobre”, detalhou Fernando Mendes.

A visita contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. O autarca manifestou disponibilidade para ajudar a salvaguardar a emblemática obra de arquitetura da autoria de Moura Coutinho, mas o município está limitado por se tratar de uma propriedade privada. 

Ricardo Rio assegurou, no entanto,  o apoio técnico ao projecto de intervenção que vier a ser realizado e o compromisso de estabelecer contactos com a Direcção Regional de Cultura do Norte para que seja realizada uma vistoria ao palacete com o objectivo de verificar as reais necessidades do edifício.

Em 2017, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) mandou abrir um processo para o procedimento da classificação patrimonial do edificado, cujo despacho determina também a fixação de uma Zona Especial de Protecção provisória.

O palacete do século XIX foi residência de Júlio de Lima, fundador da emblemática fábrica de chapéus, “A Industrial”, tendo sido também benemérito intimamente ligado ao Bom Jesus do Monte, Sameiro, Santa Marta e Santa Maria Madalena.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sister Midnight
NO AR Sister Midnight A seguir: Corrente Sonora às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv