Amares volta a receber encontros transformadores com o ‘Encontrarte 2025″

Promover encontros transformadores, onde as fronteiras entre centralidades se diluem. Este é o objetivo do Encontrarte Amares que decorre entre esta quinta-feira e sábado. A 9ª edição da iniciativa debruça-se sobre a resiliência das formas de vida locais como matéria de criação, programação e investigação artística.

A programação abre a partir das 21h00, no Largo D. Gualdim Pais, num espetáculo de música e dança contemporânea que junta Luís Capela e Inês Carneiro. Aos microfones da RUM, o diretor artístico, Fernando Almeida sublinha que a iniciativa vai além dos concertos e conta com “projetos que envolvem diretamente a comunidade”. Entre os destaques, aponta, está o trabalho realizado por Rafael Gonçalves e utentes do CACI, “que tiveram a reconstruir, em realidade virtual, o espaço de memória e de segurança que lhes pertence”.

A ideia, enfatiza, é perceber como a arte e a criação artística podem ser agentes de mudança e “tentar encontrar que novos modelos de organização social, de produção artística, relações interpessoais e como é que se pode pensar a atualidade a partir destas sensações”. A iniciativa conta com concertos, animações de rua, instalações, tertúlias e um jantar comunitário.

Este encontro, realizado Largo D. Gualdim Pais, na sexta-feira, pelas 19h00, pretende aproximar a comunidade e debater o papel da arte, num “ato de criação artística”. “O simples fato de estarmos juntos, de sermos coletivos, de discutirmos, de nos contrariarmos, de encontrarmos ativamente nas palavras amor e óbvio dos outros, faz parte realmente daquilo que é a criação artística”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Corrente Sonora
NO AR Corrente Sonora A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv