‘Amar e Servir Braga’ reúne com executivos de freguesias e instituições para discutir o território

Os vereadores do Movimento ‘Amar e Servir Braga’ iniciaram 2026 com uma série de visitas aos executivos das Juntas/Uniões de Freguesia e instituições do concelho com o objetivo de perceber as necessidades e os projetos em execução. A iniciativa designada ‘Volta a Braga’ pretende mapear todo o concelho, referenciando as propostas para a mobilidade, habitação, enraizamento da população nas várias freguesias e fazer o diagnóstico social.
Para Ricardo Silva, vereador eleito pelo movimento independente, esta é a oportunidade, não só para os representantes das freguesias sublinharem as necessidades, mas para o próprio movimento “ter a noção bem digna das necessidades e dos desafios que os territórios hoje têm”. Desta forma, o movimento assume-se como “uma voz capaz, coerente, sólida e musculada dentro do Executivo Municipal” e constrói o programa político para as próximas eleições autárquicas.
Até ao momento, os vereadores do movimento apenas reuniram com o executivo da União de Freguesias de Arentim e Cunha, mas a próxima reunião, com o executivo de Ruílhe, já está agendada.
O vereador acredita que o interesse em receber o movimento é grande, visto que, todo o panorama social do território servirá para “lançar um verdadeiro programa político que defenda os interesses do Concelho de Braga”.
