Amadeu Batista vence Grande Prémio de Poesia Gil Vicente

Amadeu Batista venceu a primeira edição do Grande Prémio de Poesia Gil Vicente, distinção literária instituída pelo Município de Guimarães em colaboração com a Associação Portuguesa de Escritores (APE). O prémio foi atribuído ao poeta, este sábado. 


Na cerimónia foi sublinhado o simbolismo do prémio, que homenageia Gil Vicente e a sua ligação histórica à cidade berço. O presidente da Câmara, Domingos Bragança, sublinhou a importância da criação literária para a identidade cultural de Guimarães. “Celebramos a excelência da poesia portuguesa e o compromisso de Guimarães com a cultura e o pensamento. Gil Vicente, que tem raízes vimaranenses, representa a força criadora que nos inspira a ligar tradição e modernidade, palavra e comunidade”, afirmou o autarca. 


Instituído através de protocolo aprovado em fevereiro de 2025, o Grande Prémio de Poesia Gil Vicente pretende distinguir anualmente obras poéticas em formato de antologia ou obra completa de autor, contribuindo para a valorização da literatura e da criação artística em Portugal. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv